Instituto Cultiva

Projeto “Pedagogias da Quebrada” terá aula magna para 300 inscritos em São Paulo

São Paulo, 25 de junho – A série de cursos “Pedagogias da Quebrada” terá a realização de sua aula magna inaugural, nesta quinta-feira (26), na Apeoesp, na Praça da República. O evento contará com a presença do professor e sociólogo Rudá Ricci, presidente do Instituto Cultiva, que falará aos mais de 300 inscritos nos cursos sobre “Políticas Públicas e Orçamento”. O professor Ailton Santos e outros especialistas convidados também participarão do debate, que ocorrerá a partir das 19h.

A iniciativa marca o início de uma ação para a formação de lideranças comunitárias e políticas das periferias de São Paulo por meio de uma metodologia prática e crítica, afirma Ricci, comprometida com a autonomia e o poder popular. Os cursos que abrangem diversos campos de formação são fruto de uma parceria entre o Instituto Cultiva, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp) e a Frente Periférica por Direitos.

A proposta surge em um contexto de buscar a reorganização política das periferias da cidade, historicamente marcadas por lutas sociais e pela busca por cidadania. O projeto visa retomar a autonomia política dos movimentos populares, fortalecendo sua capacidade de articulação e incidência na gestão pública, diante do fechamento de muitas organizações em torno de interesses eleitorais e partidários.

Segundo Micaela Passerino, uma das responsáveis pela organização do programa, o público-alvo da ação é composto por militantes, ativistas, educadores e agentes culturais que atuam diretamente nas comunidades periféricas e que buscam ampliar suas capacidades técnicas, políticas e organizativas. “A metodologia utilizada valoriza a experiência local e os saberes comunitários, rompendo com práticas tradicionais de formação”, explica.

Os conteúdos dos cursos têm como objetivo fortalecer a participação social nos processos decisórios da cidade, promover o controle popular sobre recursos públicos, incentivar a educação popular e democratizar o acesso à cultura e à informação. Entre as ações formativas, destaca-se a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vinculado a projetos concretos, como a produção do Encontro das Periferias, a aplicação de metodologias de ensino crítico e a elaboração de projetos sociais voltados ao impacto territorial.

Os cursos que integram o projeto são  Políticas Públicas e Orçamento Público, Educador Social, Produção Cultural e  Agente de Envolvimento Local. Ao todos se inscreveram 320 interessados para as formações que têm duração prevista de dois meses e 80 horas de carga horária total.

Saiba mais em https://institutocultiva.com.br/pedagogias-da-quebrada-liderancas-periferias-sp/

Assessoria de Comunicação
Instituto Cultiva
(61) 98101-8605

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