Belo Horizonte (MG), 19 de agosto – A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o Instituto Cultiva celebraram o protocolo de intenções nº 01/2025 que estabelece uma colaboração estratégica para o desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, científica, cultural e tecnológica. O principal objetivo da ação é criar condições favoráveis para a realização de atividades conjuntas que beneficiem a sociedade e promovam o avanço do conhecimento acadêmico.
A parceria prevê uma ampla colaboração que inclui a execução conjunta de tarefas, intercâmbio temporário de pessoal, utilização compartilhada de equipamentos e instalações, e a prestação de serviços técnicos. Tais iniciativas visam promover a troca de experiências e conhecimentos entre pesquisadores, técnicos, professores e alunos das duas instituições.
“Agora teremos a oportunidade de trocar experiências e promover projetos que impactem de forma muito positiva tanto a comunidade acadêmica quanto a população do Estado”, afirma a coordenadora da Área de Educação e Cursos do Instituto Cultiva, Micaela Passerino
Para a efetivação das ações propostas, será necessária a elaboração de Acordos Específicos, acompanhados de Planos de Trabalho detalhados. Estes documentos deverão ser aprovados pelos órgãos internos de cada instituição e devidamente assinados por seus representantes legais. Em situações que envolvam repasse de recursos financeiros, será celebrado um Convênio separado, que fará referência ao presente protocolo e seguirá todos os requisitos legais para a transferência de verbas. O protocolo de Intenções, assinado pelo reitor da universidade, Edward Frederico Castro Pessano, o presidente do Cultiva, Rudá Ricci, terá validade de 12 meses, com a possibilidade de prorrogação.
Instituições – A Unipampa é uma instituição federal de ensino superior, criada em 2008, com atuação multicampi na região da metade sul do Rio Grande do Sul. Sua missão abrange o ensino superior, o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas do conhecimento e a promoção da extensão universitária, contribuindo ativamente para o desenvolvimento regional.
O Instituto Cultiva, fundado em 2002, é uma organização não governamental dedicada à promoção da educação para a cidadania e à participação social. Seus programas focam na formação de professores, no fortalecimento da relação família-escola, na elaboração de matrizes curriculares e no apoio a conselheiros e lideranças sociais, com ênfase em gestão pública e entidades de classe.
A Agência de Notícias Cultiva é o setor do Instituto Cultiva responsável pela produção, redação e publicação das reportagens. Sugestões de pauta, erros e críticas podem ser enviados pelo WhatsApp (31) 99577-6556.