Sociólogo, mestre em ciências políticas e doutor em Ciências Sociais. Presidente do Instituto Cultiva. Ex-consultor da ONU. Coordenador do Pacto Educativo Global no Brasil.
Gestora de Projetos e Diretora Administrativo Financeira do Instituto Cultiva (desde 2020). Graduada em Farmácia (Newton Paiva – 2009-2013). Pós-Graduação em “MBA Gestão Industrial Farmacêutica” (IPOG – 2016 a 2017). Gerente do Laboratório de Controle da Qualidade e da Produção (EMFAL – 2016 – 2020).
Cientista Social e mestre em Sociologia. Foi vice coordenador do Orçamento Participativo do Município de São Paulo e diretor da ONG Sampa.org, umas das pioneiras no trabalho e na discussão sobre Inclusão Digital no Brasil. Assessorou a direção estadual do Movimento Sem Terra/SP. Atualmente é vice-presidente do Instituto Cultiva e coordena o projeto Comunidades Educadoras em Araraquara e no estado do Rio Grande do Norte.
Licenciada em Pedagogia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS), Especialista em Políticas Públicas e Gestão da Educação (UFRGS) e Mestranda em Educação (Universidade de São Paulo – USP). Foi Professora na Educação Infantil, Anos Iniciais, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Supervisora Pedagógica. Atualmente compõe a equipe técnica do Instituto Cultiva enquanto Consultora Socioeducacional do Programa Comunidades Educadoras.
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pelotas. Foi Secretária de Cultura e Chefe de Gabinete do Vice-prefeito nas gestões do PT na cidade de Jaguarão-RS. Uma apaixonada pela fronteira e toda Latinoamérica.
Formada em Serviço Social pela Pontifícia universidade Católica de Minas Gerais – PUCMINAS em 2008. Pós graduada em Criminologia, Direitos Humanos e Segurança Pública, Pós Graduação em andamento em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Atuou na gestão da Política de Estado em Minas Gerais de Prevenção a Criminalidade, coordenação de unidades de acolhimento institucional para crianças de 4 a 18 anos e unidade de acolhimento para adolescentes com trajetória de vida nas ruas e coordenação do programa de adolescentes egressos das medidas socioeducativas de internação e semiliberdade.
Graduada em Ciências Sociais e Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em pedagogia pela Faculdade Mauá de Brasília, com especialização em Planejamento e Gestão Educacional (UCB) e em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade (UNB). Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Sociologia – PPGS da Universidade Federal do Ceará – UFC. Atuou por mais de dez anos no terceiro setor em unidades educativas e no escritório administrativo de uma rede de ensino privada em frentes como planejamento, execução e avaliação de projetos sociais, diagnóstico participativo, pesquisa e produção de conteúdo em Direitos Humanos e Experiência com Lideranças, Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico. Coordenou o projeto Comunidades Educadoras no município de Teresina/PI. É consultora socioeducacional do Comunidades Educadoras no município de Araraquara/SP e na SEEC do Rio Grande do Norte.
Graduada em matemática e mestranda em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. Tem especialização em gestão pública, com foco na área do direito à educação. Sua experiência profissional inclui coordenação de projetos e cursos nas áreas da sua especialidade, bem como assessoria parlamentar de plenário e elaboração de projetos de lei.
Licenciada em Ciências Sociais (UFRGS) e Mestre em Sociologia e Ciência Política (PUCRS). Pesquisadora convidada do NUPESAL (UFRGS). Subcoordenadora de Pesquisa, Ensino e Extensão no Instituto Cultiva.
Juliana Meato é mestranda em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP) e subcoordenadora da área de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Cultiva. Integrante do NARRAR – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas e Experiências Escolares (USP) e do NEPEVE – Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Violências Escolares (UFPE). Pesquisadora nas áreas de violência escolar, juventude e gênero, participou da elaboração do relatório “O ultraconservadorismo e extremismo de direita entre adolescentes e jovens no Brasil”, apresentado ao Grupo de Trabalho de Transição da Educação (Governo Lula), do “Guia sobre Prevenção e Resposta à Violência nas Escolas” e do “Mapeamento Educação sob Ataque”, pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Pelo Instituto Cultiva, desenvolveu a pesquisa quanti “IDEB em foco” que analisa a gestão das 100 escolas municipais. No mestrado, desenvolve a pesquisa “No rastro de um conceito: violência escolar extrema no panorama das violências escolares (2001-2024)” sob orientação da Professora Flávia Inês Schilling. Possui experiência em gestão de projetos pelo direito à educação de meninas, com atuação na Rede Malala, e em educação não formal, incluindo mediação educativa no Museu de Arte Contemporânea de Niterói e atividades de Educação Popular pelo Centro de Formação Paulo Freire/MST. Também colaborou com o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro na área de preservação documental. Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada em Ensino de História pelo Colégio Pedro II (CPII)
Graduada em Enfermagem e História. Atuou como enfermeira na FHEMIG (Rede Hospitalar do Estado de Minas Gerais) e como professora de História nas redes de educação particular e oficiais de Belo Horizonte e do Estado do Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR). Professora de História nos cursos de formação de professores para o Estado de Minas Gerais (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS/GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS/ BANCO MUNDIAL). Participou de projetos de pesquisa e extensão do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (LABEPEH/ UFMG). Analista de livros didáticos e paradidáticos de História para editora e seleções de obras de pesquisa e referência do PNBE/ MEC “Programa Nacional Biblioteca da Escola” para alunos e professores. Professora Formadora no Curso de Atualização “Produção de Materiais Didáticos Para a Diversidade” – LABEPEH/SECAD-MEC/ CAED- UFMG. Professora Formadora do curso Pedagogia UAB/ FAE- UFMG (2013- 2016). Tem experiência na área de História com ênfase em Ensino de História, com atuação em formação docente nos seguintes temas: Memória, Patrimônio, História Local. No Instituto Cultiva integra a equipe do Comunidades Educadoras e coordena cursos de formação EaD em parceria com o SINESP (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo).
Aracatiense da Terra da Luz. Formado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), tem experiência em coordenação de projetos educacionais e sociais, focado em metodologias ativas e formação de grupos juvenis para a educação transformadora. Aptidão com trabalho estratégico e colaborativo, com forte compromisso na área de direitos humanos, participação e justiça social. Ênfase em Serviço Social, Educação e proteção Integral de crianças e adolescentes.
Psicóloga formada pelas Faculdades Integradas de Jaú e pós-graduanda em Psicologia Social.
Possui mais de sete anos de experiência em gestão de Recursos Humanos na área da saúde, com atuação em processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, além da avaliação periódica de capacitação de equipes. Também integrou a equipe de Gestão da Qualidade Hospitalar, contribuindo ativamente para a elaboração e implementação de procedimentos operacionais, bem como para o desenvolvimento de projetos institucionais em diferentes áreas do hospital. É consultora em Saúde, área de psicologia, no projeto Comunidades Educadoras do Instituto Cultiva.
Graduada em enfermagem pela Universidade de Pernambuco, Graduanda em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estácio, atuou em assistência de enfermagem, em urgência e emergência adulto e pediátrico em hospitais privados em Recife/PE, pronto atendimento em urgência oncológica no Hospital Amaral Carvalho/SP, atuou em equipe de Programa de Saúde da Família em Paulista/PE, foi Gestora de Saúde na Unimed Recife, Hospital Memorial São José/PE e Associação do Hospital e Maternidade São José de Barra Bonita/SP, foi supervisora de Estágio do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Unigrande – Centro Universitário Unigrande. É consultora na área de saúde do Instituto Cultiva.
Psicóloga clínica e social no Instituto Cultiva, Pâmela Carla dedica-se a promover bem-estar emocional e desenvolvimento humano, unindo escuta sensível e embasamento técnico. Atua com compromisso ético e olhar acolhedor, oferecendo suporte tanto em questões individuais quanto em contextos sociais, fortalecendo vínculos e transformando realidades.
Antropóloga, agente cultural e pesquisadora com experiência em pesquisa acadêmica e social. Atuo de forma interdisciplinar, unindo antropologia, gênero e cultura para compreender dinâmicas sociais e promover acesso ao conhecimento. Meu foco está em gênero, direitos humanos e desigualdade, buscando dar visibilidade a questões sociais e culturais. Acredito na pesquisa como ferramenta de transformação e na importância de construir diálogos que fomentem inclusão e justiça social.
Assistente Social com experiência em projetos sociais, comunitários e administrativos. Formação em Serviço Social, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Projetos, Mediação de Conflitos e Arbitragem e Educação a Distância e Docência do Ensino Superior. Atuação em gestão de projetos, elaboração de relatórios técnicos, indicadores, processos administrativos e articulação com diferentes públicos.
Possui mais de sete anos de experiência em gestão de Recursos Humanos na área da saúde, com atuação em processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, além da avaliação periódica de capacitação de equipes. Também integrou a equipe de Gestão da Qualidade Hospitalar, contribuindo ativamente para a elaboração e implementação de procedimentos operacionais, bem como para o desenvolvimento de projetos institucionais em diferentes áreas do hospital. É consultora em Saúde, área de psicologia, no projeto Comunidades Educadoras do Instituto Cultiva.
Bacharel em Turismo pela Universidade Metodista, atua na interface entre gestão, educação e pesquisa. Tem experiência como office manager em empresas internacionais, foi empreendedora no setor de alimentação e coordenadora de eventos. Trabalhou como pesquisadora e coordenadora de eventos no Consulado-Geral da Nova Zelândia em São Paulo, com foco em projetos de cooperação internacional, nos setores de educação e câmara do comércio. Atualmente, é educadora social, desenvolvendo atividades com adolescentes e jovens adultos e comunidades em contextos de vulnerabilidade. Sua trajetória combina vivência em diferentes áreas com forte dedicação a processos educativos, organizacionais e culturais.
Licenciada em Dança e História da Arte e Especialista em Neurociências, uniu as duas trajetórias em pesquisa de mestrado sobre a Influência do Movimento na Cognição.
Experiência como neuropsicopedagoga clínica, institucional, educação especial e inclusiva e psicomotricidade com ênfase em neuropsicomotricidade e estimulação cognitiva.
Atua como coordenadora de inclusão no setor institucional, coordenadora de equipe multiprofissional em neuroaprendizagem no setor clínico, professora em cursos de pós-graduação e supervisora especializada em transtornos e demências neurodegenerativas.
Gaúcha nascida em Canoas, assistente administrativo, atualmente trabalhando no Instituto Cultiva.
Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e mestra em Administração, área de concentração Gestão Estratégica das Organizações pela FEAD Minas – Centro de Gestão Empreendedora. Trabalhou na UFMG de 1980 a 2019, na área de compras e contabilidade.
Economista. Mestranda em Administração pela PUC Minas. Conselheira do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais – CORECON-MG. Consultoria e gestão de projetos.
Jornalista graduado em Comunicação Social pela UFMG, com especialização em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e Master of Business Administration em Transformação Digital também pela FGV. Pós-graduando em Direito Digital pelo ITS-Rio/UERJ. Atua como Supervisor e Coordenador de Marketing e Comunicação, com experiências no setor privado e público. Foi Supervisor de Marketing em Logística; Coordenador de Comunicação em festivais de cinema; e Coordenador de Comunidades Digitais em campanhas eleitorais majoritárias e proporcionais, incluindo ao Governo de Minas Gerais e à Prefeitura de Belo Horizonte. Possui certificações nacional e internacionalmente reconhecidas em Inteligência Artificial, Google Analytics, WordPress, Gerenciamento de Crise, Marketing Político e Assessoria Digital por instituições como Google, ESPM, Cásper Líbero, LinkedIn e Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio). Trabalha com projetos digitais no Instituto Cultiva.
Sou desenvolvedor de software com sólida experiência em análise, desenvolvimento e sustentação, com um profundo conhecimento técnico e de negócio. Gosto de resolver problemas complexos com soluções simples e performáticas, sempre com foco em clareza e qualidade, tenho facilidade para trabalhar em times ágeis e multidisciplinares, atuando tanto na sustentação quanto na evolução de sistemas. Especialidades: Correção de bugs críticos e melhoria contínua de sistemas. Otimização de consultas SQL e modelagem eficiente de dados. Aplicação de boas práticas como SOLID, Clean Code e Clean Architecture. Programação orientada a objetos com uso avançado de design patterns. Participação ativa em times ágeis (SAFe/Scrum/Kanban). Comunicação clara e objetiva, tanto para reportar problemas quanto para propor soluções técnicas.
Com mais de 15 anos de experiência em engenharia de software, ele é especialista na construção de sistemas robustos e escaláveis. Possui profundo domínio em diversas tecnologias de backend e frontend, além de ampla expertise em infraestrutura em nuvem e arquiteturas orientadas a eventos. Ele é apaixonado por liderar equipes, solucionar problemas complexos e impulsionar a inovação com código limpo e soluções de design elegantes.
Recifense e publicitária, trabalho com edição de foto e vídeo e produção de conteúdo para redes sociais. Apaixonada por ilustração, design e arte.
Formado em jornalismo pela Cásper Libero, trabalhou em rádios, TV, revistas e na indústria fonográfica. Atua a cinco anos no jornalismo político de canais progressistas na internet.
Professora, licenciada em Letras – Português e Espanhol – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestra em Linguística Aplicada pela mesma universidade. É professora de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Canoas/RS desde 2016. Já atuou também nas redes estadual e privada de ensino. Suas áreas de interesse são avaliação, ensino de língua materna e literatura, gêneros dos discursos, educação linguística e multiletramentos.
Sou João Guisard, criativo por vocação (e profissão). Cursei Publicidade e Propaganda na UFMG. Atualmente, sou diretor de arte no Grupo Komuh, designer freelancer e, desde hoje, diagramador do Instituto Cultiva. Entre grids, blocos de texto e imagens, meu guia é criar composições fluidas, visualmente agradáveis e, sobretudo, funcionais. Também sou fotógrafo e enxergo beleza em tudo que meus olhinhos podem ver. Vivo e crio em BH!
Licenciada em Pedagogia pela UFMG. Mestre em Educação pelo PPGE da Faculdade de Educação da UEMG. Doutora em Ciência da Informação pelo PPGE da Escola Ciência da Informação da UFMG. Atua profissionalmente na Gerência Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Sete Lagoas/MG.
Lorem ipsum
Lorem ipsum
Lorem ipsum
Lorem ipsum
Lorem ipsum
Lorem ipsum
Lorem ipsum
Lorem ipsum