O programa Comunidades Educadoras deu um passo significativo em sua implementação no Rio Grande do Norte com a realização de duas importantes atividades entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro de 2025.
As ações, focadas na transferência de tecnologia e na consolidação dos territórios em rede, visam fortalecer a atuação conjunta entre escolas, redes de proteção e secretarias de assistência social e saúde.
A primeira atividade, realizada na sede da Secretaria de Estado de Educação do Esporte e do Lazer (SEEC) foi um momento reservado à formação conduzido pela equipe de consultoria do Instituto Cultiva. Técnicas da secretaria foram capacitadas em metodologias de pesquisa, como a Survey e a análise de conteúdo, culminando em estudos de caso práticos.
Na sequência, o programa promoveu a implementação dos territórios em redes em seis municípios: Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.
Em cada local, foram realizados estudos de caso intersetoriais, com a participação de escolas, da rede de proteção e de representantes das secretarias de assistência social e saúde.
“Os técnicos das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIRECS) foram os responsáveis pela organização e mediação dos encontros, consolidando mais uma etapa fundamental na transferência de tecnologias do programa”, explica a consultora Socioeducacional do Programa Comunidades Educadoras do Instituto cultiva, Nayraline Barbosa.
As atividades demonstram o compromisso do programa em fortalecer a articulação entre os diversos atores que compõem a rede de proteção à criança e ao adolescente, promovendo uma atuação mais integrada e eficaz nos territórios.
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