Instituto Cultiva

Programa da Cultiva contribui para menor evasão escolar da história de BH

A menor evasão escolar da história de Belo Horizonte. Esse é o saldo de um ano e meio de Comunidades Educadoras, da Cultiva, na capital mineira. Batizado de MapAtivo, o programa contribuiu para o índice de evasão escolar na rede municipal da maior cidade de Minas ficar abaixo de 1%.

“Pra gente entender o outro, a gente só precisa ir lá e ver: qual é a situação e sentir na pele o que estão passando”.

A frase da articuladora comunitária e professora Carla Adriana da Silva não poderia resumir melhor o programa Comunidades Educadoras, já reconhecido internacionalmente, como, por exemplo, a Unesco.

Através de visitas às famílias dos estudantes e com a coleta e análise desses dados, desenvolvemos um programa de apoio ao aluno e, principalmente, à mãe. Por que a mãe?

“Segundo o IBGE, é a mãe que se constitui no Brasil como o principal fator de desempenho escolar dos alunos. O resultado é sempre muito impressionante em todos os lugares que implantamos, como Contagem e Suzano e, agora, BH”, afirma o presidente da Cultiva, Rudá Ricci.

A Cultiva tem o orgulho de encerrar o ciclo em BH com o índice histórico de menor evasão escolar e a felicidade de anunciar um novo ciclo de Comunidades Educadoras: agora em Araraquara, cidade do interior paulista com mais de 230 mil habitantes.

Ideb em foco

Estudo conduzido pelo Instituto Cultiva analisa gestão de 50 escolas municipais com pior Ideb em SP