Instituto Cultiva

Seminário reúne especialistas para debater o Plano Nacional de Educação

Evento nos dias 30 e 31 de maio analisará conjuntura, eixos temáticos do PNE e definirá ações em defesa da educação.

Banner Seminário Plano Nacional de Educação PNE 2025

São Paulo, 08 de maio – O Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp) e o Instituto Cultiva promovem, nos dias 30 e 31 de maio de 2025, o Seminário sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). O evento reunirá especialistas, dirigentes sindicais e profissionais da educação para analisar a conjuntura, aprofundar o debate e traçar estratégias frente aos desafios enfrentados pela educação pública em todo o País.

A discussão tem o objetivo de envolver os profissionais, a academia e os movimentos sociais nos debates sobre os rumos da educação pública no Brasil, qualificar a participação de professores e representantes sindicais nos processos de discussão das políticas educacionais e subsidiá-los para a defesa irrestrita a uma educação pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada.

Participarão dos debates especialistas como a professora Jacqueline Moll, uma das principais referências brasileiras em educação integral, o jornalista Antônio Gois, o presidente do Instituto Cultiva, Rudá Ricci, a presidente do Sinesp, Norma Lúcia Andrade dos Santos, e a diretora de Eventos Sindicais, Rosa Maria Pereira de Araújo Corrêa, além de outros nomes de peso.

“Vamos analisar o cenário, entender as forças que participam da disputa política e buscar fortalecer a voz dos profissionais da educação e dos movimentos sociais nesse debate nacional”, afirma a presidente.

“Será um importante momento para qualificarmos o debate em torno das políticas educacionais para os próximos anos”, completa Rosa Maria.

Programação

No primeiro dia de debates será realizada a mesa de abertura, às 18h, seguida por um painel sobre a conjuntura educacional com Moll e Gois, discutindo o panorama atual da educação pública, as forças políticas ativas e o papel das instituições e movimentos sociais.

No segundo dia, a partir das 9h, Ricci e Norma Lúcia conduzirão a mesa “Os PNE, seus eixos temáticos e a luta sindical”, oferecendo um balanço político e apontamentos para a atuação do SINESP. À tarde (14h-16h), haverá grupos de trabalho por eixo temático do PNE, finalizando com plenária geral para consolidar e aprovar um documento orientador.

“O Instituto Cultiva e o Sinesp se uniram nesta iniciativa por acreditar na importância de fortalecer o debate qualificado e a organização sindical para o aperfeiçoamento das políticas educacionais”, explica Ricci.

Serviço

  • O quê: Seminário sobre o Plano Nacional de Educação (PNE)
  • Quando: 29 de maio (18h–21h) e 30 de maio/2025 (9h–18h)
  • Onde: Casa de Portugal (Liberdade), São Paulo
  • Organização: SINESP e Instituto Cultiva
  • Assessoria de Imprensa: Áureo Germano (Cultiva) – (61) 98101-8605
  • Mais informações: institutocultiva.com.br/seminario-pne-2025-2035/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seminário

A sociedade civil orienta o Plano Nacional da Educação 2025–2035