Estudo comprova: Piores Idebs ocorrem nas áreas mais pobres e desestruturadas de São Paulo
Análise comparativa entre Ideb e Mapa da Desigualdade revela que desempenho escolar está diretamente ligado às condições socioeconômicas dos distritos
Projeto “Pedagogias da Quebrada” terá aula magna para 300 inscritos em São Paulo
São Paulo, 25 de junho – A série de cursos “Pedagogias da Quebrada” terá a realização de sua aula magna inaugural, nesta quinta-feira (26), na Apeoesp, na Praça da República. O evento contará com a presença do professor e sociólogo Rudá Ricci, presidente do Instituto Cultiva, que falará aos mais de 300 inscritos nos cursos…
“Pedagogias da Quebrada” forma lideranças para a transformação social nas periferias de São Paulo
Em um movimento inovador e transformador, foi lançada a série de cursos “Pedagogias da Quebrada”, uma iniciativa que visa formar lideranças comunitárias e políticas das periferias de São Paulo por meio de uma metodologia prática e crítica, comprometida com a autonomia e o poder popular. Os cursos são fruto de uma parceria entre o Instituto…
RUDÁ RICCI: O erro de Ricardo Nunes
O prefeito paulistano Ricardo Nunes cometeu seu maior erro desde que começou a se interessar pela privatização da gestão de creches da capital paulista, quando ainda vereador.
#NAMÍDIA: Rejeição a Lula e Bolsonaro nas metrópoles favorece ‘bolsonarismo soft’
Via UOL, em 6 de junho de 2025 Levantamento divulgado nesta sexta (06) mostra que o crescimento da rejeição ao presidente Lula (PT) e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) beneficia políticos com tom mais moderado e pragmático. O que aconteceu A direita avança mesmo sem Bolsonaro. Um levantamento feito pelo cientista político e Rudá Ricci,…
“Dinheiro Público para Educação Pública com Gestão Pública!” – Gestão Democrática e PNE em Debate
Nos dias 30 e 31 de maio de 2025, São Paulo foi cenário de importantes mobilizações que evidenciam a resistência da comunidade educacional frente aos ataques à gestão democrática nas escolas e à necessidade de participação popular na construção das políticas educacionais. No dia 30, a Casa de Portugal sediou um ato de desagravo organizado…
Entidades lançam manifesto contra a intervenção nas escolas públicas de SP
São Paulo, 05 de junho – Entidades educacionais e sindicais lançaram nesta semana o manifesto “Educação Sim, Intervenção e Privatização Não“, no qual criticam as ações da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) nas escolas públicas da capital. Pontos centrais do manifesto O documento acusa a gestão municipal de usar…
Lançamento de mini documentários fomenta o debate cultural em Contagem (MG)
Contagem, 05 de junho – Mais do que uma simples exibição de cinemas, o lançamento de quatro mini documentários do “Projeto Territórios Criativos”, ocorrido na segunda (02), em Contagem (MG), consolidou-se como um importante espaço para debates e reflexões. O evento destacou as temáticas abordadas em cada produção e abriu discussões sobre novas formas de…
Para Fórum de Educadores, faltaram critérios técnicos na intervenção da Prefeitura de SP em escolas municipais
São Paulo, 04 de junho – Nesta terça-feira (23), durante reunião do Fórum Municipal de Educação de São Paulo, realizada na Câmara Municipal da cidade, representantes do Instituto Cultiva, o sociólogo Rudá Ricci e a pesquisadora Mariana Martins, apresentaram um estudo que está colocando sob suspeita as recentes intervenções promovidas pela Prefeitura de São Paulo…
Seminário Debate PNE 2025-2035 e Resistência aos Ataques à Gestão Democrática nas Escolas
São Paulo, 03 de junho — Em um cenário marcado por tensões na educação paulistana culminados pela intervenção da Prefeitura com vista à implementação da privatização da gestão de escolas municipais, especialistas, gestores escolares e representantes da sociedade civil reuniram-se em São Paulo nos dias 30 e 31 de maio para debater os rumos e…