Equipe Cultiva

Conheça nossa equipe

Diretoria

Foto de Rudá Ricci. Na imagem, ele está com cabelo e barba grisalhos. Ele tem uma expressão séria e contemplativa, olhando ligeiramente para cima. Ele está vestido com um blazer escuro sobre uma camisa azul clara. Ele está sentado em um ambiente de conferência, com um microfone à sua frente e uma projeção visível ao fundo.

Rudá Ricci

Presidente

Sociólogo, mestre em Ciências Políticas e doutor em Ciências Sociais.

Sociólogo, mestre em ciências políticas e doutor em Ciências Sociais. Presidente do Instituto Cultiva. Ex-consultor da ONU. Coordenador do Pacto Educativo Global no Brasil.

Ademir Castellari

Vice-presidente

Cientista social, mestre em Sociologia, coordena o Comunidades Educadoras.

Cientista Social e mestre em Sociologia. Foi vice coordenador do Orçamento Participativo do Município de São Paulo e diretor da ONG Sampa.org, umas das pioneiras no trabalho e na discussão sobre Inclusão Digital no Brasil. Assessorou a direção estadual do Movimento Sem Terra/SP. Atualmente é vice-presidente do Instituto Cultiva e coordena o projeto Comunidades Educadoras em Araraquara e no estado do Rio Grande do Norte.

Foto de Fernanda Ricci. Na imagem, Fernanda está sorridente com cabelo escuro puxado para trás, olhando diretamente para a câmera.

Fernanda Ricci

Diretora

Gestora de Projetos e Diretora Administrativo-Financeira do Instituto.

Gestora de Projetos e Diretora Administrativo Financeira do Instituto Cultiva (desde 2020). Graduada em Farmácia (Newton Paiva – 2009-2013). Pós-Graduação em “MBA Gestão Industrial Farmacêutica” (IPOG – 2016 a 2017). Gerente do Laboratório de Controle da Qualidade e da Produção (EMFAL – 2016 – 2020).

Comunidades Educadoras

Maria Luiza Zerbini

Consultora de Assistência Social

Psicóloga, especialista em atendimento a vítimas de violência.

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com especialização em Atendimento à Vítimas de Violência pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Atuou enquanto orientadora de medidas socioeducativas, gestora do Cadastro Único e gerente de Vigilância Socioassistencial e Cadastro Único no município de Araraquara – SP. Atualmente atua na equipe de Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Núcleo de Educação Permanente e Humanizado (NEP-H) e em uma Unidade Básica de Saúde no munícipio de Monte Alto – SP. É consultora de assistência social do Comunidades Educadoras no município de Araraquara/SP e na SEEC do Rio Grande do Norte.

Mariana Pereira

Consultora
Educacional

Mestranda em educação, especialista em gestão pública.

Graduada em matemática e mestranda em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. Tem especialização em gestão pública, com foco na área do direito à educação. Sua experiência profissional inclui coordenação de projetos e cursos nas áreas da sua especialidade, bem como assessoria parlamentar de plenário e elaboração de projetos de lei.

Micaela
Gluz

Consultora Socioeducacional

Pedagoga, especialista em políticas públicas, mestranda em educação.

Licenciada em Pedagogia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS), Especialista em Políticas Públicas e Gestão da Educação (UFRGS) e Mestranda em Educação (Universidade de São Paulo – USP). Foi Professora na Educação Infantil, Anos Iniciais, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Supervisora Pedagógica. Atualmente compõe a equipe técnica do Instituto Cultiva enquanto Consultora Socioeducacional do Programa Comunidades Educadoras.

Nayraline Barbosa

Consultora socioeducacional

Graduada em Ciências Sociais e Pedagogia, especialista em gestão educacional.

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em pedagogia pela Faculdade Mauá de Brasília, com especialização em Planejamento e Gestão Educacional (UCB) e em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade (UNB). Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Sociologia – PPGS da Universidade Federal do Ceará – UFC. Atuou por mais de dez anos no terceiro setor em unidades educativas e no escritório administrativo de uma rede de ensino privada em frentes como planejamento, execução e avaliação de projetos sociais, diagnóstico participativo, pesquisa e produção de conteúdo em Direitos Humanos e Experiência com Lideranças, Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico. Coordenou o projeto Comunidades Educadoras no município de Teresina/PI. É consultora socioeducacional do Comunidades Educadoras no município de Araraquara/SP e na SEEC do Rio Grande do Norte.

Paula Regina Dantas

Consultora
de Saúde

Enfermeira, gestora em saúde, graduanda em Ciências Sociais.

Graduada em enfermagem pela Universidade de Pernambuco, Graduanda em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estácio, atuou em assistência de enfermagem, em urgência e emergência adulto e pediátrico em hospitais privados em Recife/PE, pronto atendimento em urgência oncológica no Hospital Amaral Carvalho/SP, atuou em equipe de Programa de Saúde da Família em Paulista/PE, foi Gestora de Saúde na Unimed Recife, Hospital Memorial São José/PE e Associação do Hospital e Maternidade São José de Barra Bonita/SP, foi supervisora de Estágio do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Unigrande – Centro Universitário Unigrande. É consultora na área de saúde do Instituto Cultiva.

Rafaela Pereira Costa

Consultora de
Assistência Social

Assistente Social, especialista Criminologia, Direitos Humanos e Segurança Pública.

Formada em Serviço Social pela Pontifícia universidade Católica de Minas Gerais – PUCMINAS em 2008.  Pós graduada em Criminologia, Direitos Humanos e Segurança Pública, Pós Graduação em andamento em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Atuou na gestão da Política de Estado em Minas Gerais de Prevenção a Criminalidade, coordenação de unidades de acolhimento institucional para crianças de 4 a 18 anos e unidade de acolhimento para adolescentes com trajetória de vida nas ruas e coordenação do programa de adolescentes egressos das medidas socioeducativas de internação e semiliberdade.

Rita de Cássia Henriques

Coordenadora de cursos EAD

Enfermeira, professora de História, mestre em Educação.

Graduada em Enfermagem e História. Atuou como enfermeira na FHEMIG (Rede Hospitalar do Estado de Minas Gerais) e como professora de História nas redes de educação particular e oficiais de Belo Horizonte e do Estado do Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR). Professora de História nos cursos de formação de professores para o Estado de Minas Gerais (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS/GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS/ BANCO MUNDIAL). Participou de projetos de pesquisa e extensão do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (LABEPEH/ UFMG). Analista de livros didáticos e paradidáticos de História para editora e seleções de obras de pesquisa e referência do PNBE/ MEC “Programa Nacional Biblioteca da Escola” para alunos e professores.  Professora Formadora no Curso de Atualização “Produção de Materiais Didáticos Para a Diversidade” – LABEPEH/SECAD-MEC/ CAED- UFMG.  Professora Formadora do curso Pedagogia UAB/ FAE- UFMG (2013- 2016).  Tem experiência na área de História com ênfase em Ensino de História, com atuação em formação docente nos seguintes temas: Memória, Patrimônio, História Local.  No Instituto Cultiva integra a equipe do Comunidades Educadoras e coordena cursos de formação EaD em parceria com o SINESP (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo).

Equipe Sindical

Kelly Amaral de Freitas

Gerente Pedagógica e doutora em Ciência da Informação.

Licenciada em Pedagogia pela UFMG. Mestre em Educação pelo PPGE da Faculdade de Educação da UEMG. Doutora em Ciência da Informação pelo PPGE da Escola Ciência da Informação da UFMG. Atua profissionalmente na Gerência Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Sete Lagoas/MG.

Laura
Costa

Ativista e diretora de Políticas Públicas para Juventude na UNE.

Analista Internacional pela PUC Minas, com formação ampliada em política pelo Instituto Four, Laura hoje foi gerente em uma startup global de tecnologia e é cofundadora da rede de protagonismo feminino Delas Pr’elas e da Casa das Marias, ativista social e climática pela agenda 2030 de desenvolvimento sustentável da ONU. Colunista da revista de Relações Exteriores e pesquisadora pela América Latina, Laura também é Diretora de Políticas Públicas para a Juventude pela União Nacional dos Estudantes, entendendo a educação como motor das grandes transformações.

Comunicação

Alex Vilaça

Jornalista especialista em marketing, mídias digitais e transformação digital

Jornalista graduado em Comunicação Social pela UFMG, com especialização em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e Master of Business Administration em Transformação Digital também pela FGV. Pós-graduando em Direito Digital pelo ITS-Rio/UERJ. Atua como Supervisor e Coordenador de Marketing e Comunicação, com experiências no setor privado e público. Foi Supervisor de Marketing em Logística; Coordenador de Comunicação em festivais de cinema; e Coordenador de Comunidades Digitais em campanhas eleitorais majoritárias e proporcionais, incluindo ao Governo de Minas Gerais e à Prefeitura de Belo Horizonte. Possui certificações nacional e internacionalmente reconhecidas em Inteligência Artificial, Google Analytics, WordPress, Gerenciamento de Crise, Marketing Político e Assessoria Digital por instituições como Google, ESPM, Cásper Líbero, LinkedIn e Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio). Trabalha com projetos digitais no Instituto Cultiva.

Cássio Oliveira

Jornalista atuante em canais progressistas há cinco anos

Formado em jornalismo pela Cásper Libero, trabalhou em rádios, TV, revistas e na indústria fonográfica. Atua a cinco anos no jornalismo político de canais progressistas na internet.

Fernanda Luiza Carvalho de Souza

Publicitária, editora e produtora de conteúdo para redes sociais

Recifense e publicitária, trabalho com edição de foto e vídeo e produção de conteúdo para redes sociais. Apaixonada por ilustração, design e arte.

Mafê – Maria Fernanda Passos

Jornalista com trajetória pelo setor pública em gestão petista

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pelotas.  Foi Secretária de Cultura e Chefe de Gabinete do Vice-prefeito nas gestões do PT na cidade de Jaguarão-RS. Uma apaixonada pela fronteira e toda Latinoamérica.

Newton “Tito” Trigo

Designer gráfico com atuação há mais de 25 anos em diferentes projetos

Paulistano, designer gráfico, graduado pelo Shilington College of London. Atuando há mais de 25 anos nas áreas de planejamento, criação e desenvolvimento de projetos offline e digitais, ilustração, diagramação e audiovisual para clientes de diversos segmentos.

Rafael
Bruza

Jornalista, apresentador e editor nos canais do Instituto Cultiva

Jornalista nascido em SP e formado pela Universidad Carlos III de Madrid. Foi apresentador e repórter em um programa cultural da TV pública espanhola (RTVE) no início da carreira. Trabalha atualmente como apresentador e editor nos canais Instituto Cultiva, TV Democracia e IndependenteJor.

Apoio técnico, de logística, administrativo e financeiro

Foto de Aciléia Diniz Carvalho Castro. Na imagem, ela está com cabelos curtos e escuros, provavelmente em seus 60 anos. Ela tem um sorriso suave e está olhando diretamente para a câmera, transmitindo uma expressão amigável.

Aciléia Diniz Carvalho Castro

Contadora, mestra em Administração, com extensa trajetória no setor público

Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e mestra em Administração, área de concentração Gestão Estratégica das Organizações pela FEAD Minas – Centro de Gestão Empreendedora. Trabalhou na UFMG de 1980 a 2019, na área de compras e contabilidade.

Carmen
Adam

Assistente administrativo no Instituto Cultiva

Gaúcha nascida em Canoas, assistente administrativo, atualmente trabalhando no Instituto Cultiva.

Lume Freitas Dutra Bordin

Estudante com atuação em marketing e comunicação

Acadêmica do 7º período do curso de Fisioterapia pela UFMG, coordenadora de marketing pela Liga de Fisioterapia Esportiva (LEF) da UFMG. Monitora voluntária de crianças e adolescentes do Projeto Meninos da Terra (ONG Terra da Sobriedade), atua no setor de secretaria e comunicação. Experiência nas ferramentas Excel iniciante e Canva e apoio técnico dos cursos do oferecidos pelo Instituto Cultiva em parceria com o SINESP.