As comunidades educadoras e o fortalecimento
do mapa socioeducacional

 

Araraquara / São Paulo

O programa Comunidades Educadoras de Araraquara busca ativamente e acompanha sistematicamente famílias e responsáveis por alunos com dificuldades de aprendizagem ou comportamento disfuncional, para organizar redes integradas de atendimento direto às demandas observadas. A Busca Ativa se estrutura a partir da visita semanal de Articuladores Comunitários às famílias dos estudantes das redes públicas, com o intuito de gerar informações sobre condições de vida, acesso a bens culturais e sociais, acolhida comunitária e acompanhamento dos responsáveis em relação aos estudos. As visitas semanais dos articuladores comunitários envolvem famílias de estudantes que apresentarem duas dentre quatro situações:

O programa Comunidades Educadoras de Araraquara conta com Articuladores/as Comunitários/as que farão visitas semanais programadas pela Secretaria Municipal de Ensino para coletar informações sobre as famílias e alunos com dificuldades de aprendizagem ou comportamento disfuncional. As visitas seguem um roteiro de registros lançado em formulário online elaborado pelo Instituto Cultiva. As escolas criam Comitês Gestores Regionais das Comunidades Educadoras compostos por representação social do bairro para definir encaminhamentos dos casos observados pelos/as Articuladores/as Comunitários/as. O projeto envolverá as 62 escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Araraquara, sendo que 17 foram envolvidas em caráter experimental no ano de 2022. Ações como:

      1. Equalização do calendário de implantação do Projeto frente ao cronograma SME Araraquara;
      2. Formação dos Articuladores Comunitários;
      3. Visita as dezessete escolas municipais envolvidas nos “Territórios em Rede” para apresentação em detalhes do projeto, levantamento das demandas de informações sobre as famílias e dificuldades de aprendizagem, frequência e comportamento dos seus alunos;
      4. Sistematização e análise dos dados recolhidos pelos articuladores comunitários nas visitas realizadas;
      5. Discussão de encaminhamento junto as escolas municipais e órgãos das secretarias de Assistência Social e Saúde.

Atividades desenvolvidas

CER Adelina Leite Amaral
CER Alvaro Waldemar Colino
CER Amélia Favero Manini
CER Angelo Lorenzetti
CER Antônio Custódio de Lima
CER Antônio Tavares P. Lima
CER Anunciata Lia David
CER Carmelita Garcez II
CER Carmelita Gracez I
CER Clodoaldo Medina
CER Concheta Smirne Mendonça
CER Cyro Guedes Ramos
CER Dona Cotinha de Barros
CER Eduardo Borges Coelho
CER Eloá do Vale Quadros
CER Eudóxia Pinto Ferraz
CER Eugênio Trovatti
CER Eunice Bonilha Toledo Piza
CER Honorina Comelli Lia
CER Irmã Maurina
CER Jacomina Felipi Sambiase
CER Jacomina Felipi Sambiase II
CER José Alfredo do Amaral Gurgel

CER José do Amaral Velosa
CER José Enio Casalechi
CER José Pizani
CER Judith de Barros Batelli
CER Leatrice Rodrigues Affonso
CER Leonor Mendes de Barros
CER Lourdes Ap. Carvalho Prada
CER Maria Ap. A. Bozutti
CER Maria Barcarolla Filié
CER Maria da Glória Fonseca Simões
CER Maria Enaura M. Magalhães
CER Maria José P. Porciúncula
CER Maria Pradelli Malara
CER Maria Renata Lupo Bó
CER Marialice Lia Tedde
CER Padre Bernardo Plate
CER Padre Mario Cavaretti
CER Ricardo Caramuru
CER Rosa Broglio Zanin
CER Rosa Ribeiro Stringuetti
CER Rubens Cruz I
CER Rubens Cruz II
CER Waldir Alceu Trigo
CER Zilda Martins Pierre

EMEF Altamira Amorim Mantese
EMEF Edmilson de Nola Sá
EMEF Eugênio Trovatti
EMEF Gilda Rocha M. Souza
EMEF Henrique Scabello
EMEF Hermínio Pagotto
EMEF José Roberto de Pádua Camargo
EMEF Luiz Roberto Salinas Fortes
EMEF Maria de Lourdes da Silva Prado
EMEF Olga Ferreira Campos
EMEF Rafael de Medina
EMEF Ricardo C. C. Monteiro
EMEF Rubens Cruz
EMEF Ruth V. C. L. Cardoso
EMEF Waldemar Saffiotti

Materiais

Articuladoras

Primeira formação dos articuladoras comunitários

Segunda formação dos articuladoras comunitários (2023)

Relatório de visita – Março

Relatório de visita  – Junho

Reunião de formação com equipes de articuladoras comunitárias 01/03/23

Reunião de formação com equipes de articuladoras comunitárias 02/03/23

Reunião de formação com equipes de articuladoras comunitárias 03/03/23

Reunião de formação com equipes de articuladoras comunitárias 13/06/23

Reunião de formação com equipes de articuladoras comunitárias 15/05/23

Secretarias

Apresentação
Secretaria

Equipe de coordenação

Relatório de visita – Fevereiro

Relatório de visita – Abril

Relatório de visita – Maio

Relatório de visita – Setembro

Gestoras

Primeira reunião com os Gestoras Escolares

Segunda reunião com as Gestoras Escolares / Territórios

Relatório de visita – Fevereiro

Relatório de visita – Fevereiro

Roda de Conversa – Maio

Relatório de visita – Maio

Relatório de visita – Junho

Relatório de visita – Agosto

Reunião com gestoras dos CERs – Setembro

Reunião com gestoras dos EMEFs – Setembro

Reunião com gestoras das escolas de campo – Setembro

Estudos de casos – Setembro

Estudos de casos – Outubro

Proposta de Formação

Relatórios e documentação

Mensais 2022

Outubro

Novembro

Dezembro

Relatórios e pareceres técnicos

1. Analítico

2. Técnico: Educação / Saúde / Socioassistencial

3. Primeiro relatório avaliativo – 2023

4. Segundo relatório avaliativo – 2023

5. Terceiro relatório avaliativo – 2023

6. Quarto relatório avaliativo – 2023

7. Quinto relatório avaliativo – 2023

8. Sexto relatório avaliativo – 2024

Memória de visitas e relatórios técnicos de visitas

Relatório de visitas – Fevereiro 2023

Relatório de visitas – Fevereiro/Março 2023

Relatório de visitas – Abril 2023

Relatório de visitas – Maio 2023

Relatório de visitas – Junho 2023

Relatório de visitas – Agosto 2023

Relatório de visitas – Setembro 2023

Relatório de visitas – Março 2024

Situação

1ª Meta

Desenvolver a metodologia de busca ativa de estudantes com dificuldade de aprendizagem.

  1. Encontros para formação dos articuladores comunitários sobre o trabalho de campo desenvolvido no projeto.

  2. Construção de indicadores (conviência familiar; acesso a bens culturais e de sociabilidade, respostas dos pais ou responsáveis a situações de dificuldades de aprendizagem; qualidade da moradia) para acompanhamento da evolução dos encaminhamentos realizados.

  3. Assessorar a equipe da SME na construção do mapa socioeducacional.

A equipe do Instituto Cultiva é a responsável pela execução.

  1. Número de encontros realizados com equipe de articuladores (as) comunitários (as).
  2. Dados agregados por identificação de variáveis que compõe os casos classificados como urgentes e urgentíssimos.
  3. Apresentação de indicadores e protocolos de classificação e atendimento dos casos visitados pelos articuladores comunitários.

A equipe do Instituto Cultiva é a responsável pela execução.

  1. Registro das reuniões e lista de presença.

  2. Relatórios analíticos e de classificação urgência.

  3. Relatórios para identificação da relação de causalidade com as dificuldades de aprendizagem verificados.

 

A equipe do Instituto Cultiva é a responsável pela execução.

2ª Meta

Desenvolver o processo de formação continuada do corpo docente municipal e técnico, e também das equipes técnicas da SME e secretarias parceiras.

Realização de encontros formativos virtuais e presenciais, atingindo um mínimo de 50% dos profissionais da rede municipal de ensino de Araraquara, tendo como foco a apresentação de propostas de adequação / aperfeiçoamento de práticas pedagógicas a partir da análise dos dados sobre as famílias visitadas.

 

A equipe do Instituto Cultiva e o Gabinete da SME são os responsáveis pela execução.

  1. Número de encontros de formação com profissionais da educação.

  2. Número de profissionais da educação participantes dos encontros formativos.

A equipe do Instituto Cultiva e o Gabinete da SME são os responsáveis pela execução.

Lista de presença disponibilizada nos encontros virtuais e presenciais.

 

A equipe do Instituto Cultiva e o Gabinete da SME são os responsáveis pela execução.

3ª Meta

Desenvolver e acompanhar o sistema de encaminhamento intersetorial dos casos considerados urgentes e urgentíssimos.

  1. Reuniões mensais intersetoriais (educação, saúde e assistência social) para definição de encaminhamentos dos casos urgentes e urgentíssimos.

  2. Definição de protocolos de encaminhamento e atendimento intersetorial.

A equipe do Instituto Cultiva e o Gabinete da SME são os responsáveis pela execução.

  1. Número de reuniões intersetoriais realizadas.
  2. Protocolos adotados para o encaminhamento e atendimento.

A equipe do Instituto Cultiva e o Gabinete da SME são os responsáveis pela execução.

  1. Atas e relatórios das reuniões intersetoriais realizadas.

  2. Formalização dos protocolos de encaminhamento e atendimento em normas oficiais.

 

A equipe do Instituto Cultiva e o Gabinete da SME são os responsáveis pela execução.