O projeto Comunidades Educadoras, implementado em Contagem, Minas Gerais, representou um marco na educação pública municipal ao integrar escolas, famílias e serviços de saúde e assistência social. A iniciativa do Instituto Cultiva promoveu a intersetorialidade, conectando diferentes áreas de atuação para garantir o desenvolvimento integral dos alunos. Um dos principais agentes desse modelo foram os articuladores comunitários, que visitaram as famílias dos estudantes, coletaram dados e compartilharam informações com a escola, fortalecendo o vínculo entre os lares e o ambiente escolar.
Resultados
Esse sistema demonstrou resultados significativos, como a redução de 90% na evasão escolar e o aumento de até 60% no desempenho acadêmico dos alunos. Esses números refletem a eficácia de uma metodologia que vai além da sala de aula, criando uma rede de proteção para os estudantes, abordando não apenas a educação, mas também o bem-estar social e emocional das crianças e jovens.
Redução da evasão escolar90%
Aumento do desempenho escolar60%
Diminuição nos registros de violência e agressividade80%
Fortalecimento da Comunidade Escolar
O projeto Comunidades Educadoras também fortaleceu a relação entre a comunidade e a escola, incentivando a participação ativa das famílias na vida escolar. Essa aproximação foi essencial para derrubar barreiras que tradicionalmente isolam as escolas de seus territórios, trazendo a comunidade para dentro do ambiente escolar e criando um sentido de pertencimento tanto para os alunos quanto para os pais.
Reconhecimento Internacional
O Comunidades Educadoras em Contagem, reconhecido pela ONU como uma das 16 melhores experiências educacionais do mundo, tem servido de inspiração para outros municípios, com mais de 50 cidades brasileiras interessadas em implementar o modelo. Esse projeto inovador continua a redefinir o papel da escola, tornando-a não apenas um local de aprendizado, mas um centro de apoio comunitário, onde o sucesso dos alunos é alcançado por meio de uma abordagem holística e colaborativa.