A história e o sucesso do Instituto Cultiva estão intrinsecamente ligados ao início de suas atividades em Contagem (MG), cidade que se tornou o laboratório de uma das mais importantes inovações educacionais do Brasil. Fundado em 2002 pelo sociólogo Rudá Ricci, o instituto encontrou na região o terreno fértil para desenvolver o projeto Comunidades Educadoras, uma metodologia que não apenas transformou a realidade educacional local, mas também se tornou referência internacional, culminando no reconhecimento pela UNESCO como uma das 16 melhores experiências educacionais do mundo.
O projeto Comunidades Educadoras representou um marco na educação pública municipal ao promover a integração entre escolas, famílias e os serviços de saúde e assistência social. A metodologia inovadora baseou-se na intersetorialidade, conectando diferentes áreas de atuação para garantir o desenvolvimento integral dos alunos. A peça central dessa engrenagem foram os articuladores comunitários, profissionais que visitam as famílias dos estudantes para coletar dados, entender suas realidades e compartilhar informações com as escolas, fortalecendo o vínculo entre os lares e o ambiente de ensino. “Temos o prazer de ter iniciado nossas atividades em Contagem, o que acabou levando a nossa experiência para o mundo”, comemora Ricci.
Os resultados dessa abordagem pioneira foram extraordinários. O projeto alcançou uma redução de 90% na evasão escolar e um aumento de até 60% no desempenho acadêmico dos alunos. Além disso, houve uma diminuição de 80% nos registros de violência e agressividade nas escolas envolvidas. Esses números demonstram a eficácia de uma metodologia que transcende os muros da sala de aula, criando uma rede de proteção e apoio que aborda o bem-estar social e emocional de crianças e jovens.
O sucesso da iniciativa em Contagem não passou despercebido. Em 2017, a UNESCO reconheceu o projeto como uma das melhores experiências educacionais do mundo, o que levou à inclusão de Contagem na prestigiosa Rede de Cidades de Aprendizagem. Na época, o então secretário de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, celebrou a conquista, destacando o trabalho dos articuladores comunitários, que já haviam realizado mais de 3 mil visitas às famílias.
Expansão Nacional
O êxito do modelo desenvolvido em Contagem abriu caminho para sua replicação em outros estados. Atualmente, o programa Comunidades Educadoras é desenvolvido no Rio Grande do Norte através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN) e o Instituto Cultiva. O programa potiguar mantém os mesmos princípios da experiência mineira, com foco no fortalecimento do mapa socioeducacional e na implementação de políticas de cuidado e atenção individualizada aos estudantes.
No Rio Grande do Norte, o projeto atende os anos finais do Ensino Fundamental em cidades como Natal, São Gonçalo do Amarante e Extremoz. Os articuladores comunitários continuam sendo a espinha dorsal da iniciativa, coletando informações sobre as condições dos estudantes e estabelecendo pontes entre as famílias e as instituições de ensino. A experiência potiguar demonstra a capacidade de adaptação e replicabilidade do modelo criado originalmente em Minas, consolidando a metodologia como uma referência nacional.
Parcerias Estratégicas na Educação
Os esforços do Instituto Cultiva na área de educação se estendem através de importantes parcerias, destacando-se a colaboração com o Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (SINESP). Esta parceria estratégica tem resultado em diversas iniciativas de formação continuada, incluindo cursos presenciais e programas de educação a distância (EAD) que atendem centenas de profissionais da educação.
Essas ações abrangem formações sobre temas contemporâneos e essenciais, como “Educação e Diversidade: uma perspectiva dos Direitos Humanos”, que reuniu cerca de 30 diretores e especialistas da rede municipal de ensino. Coordenada por Juliana Meato, do Instituto Cultiva, e apoiada pelo diretor do SINESP, Getúlio Márcio Moraes, a iniciativa aborda questões como identidade, gênero, sexualidade e o enfrentamento ao racismo, especialmente considerando o sofrimento de jovens LGBTQIA+ nas escolas.
O Instituto Cultiva oferece uma ampla gama de cursos EAD em parceria com o SINESP, cobrindo áreas como Educação Popular, Gestão Escolar, Políticas de Inclusão, Mediação de Conflitos, Planejamento em Educação e Educação Socioemocional. Estes cursos seguem o lema “Formação continuada é a educação para a transformação!”, refletindo o compromisso da instituição com o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores.
Retorno às Origens
Após o sucesso que deu início às Comunidades Educadoras e consolidou a própria trajetória do Instituto Cultiva, a organização retornou a Contagem com um novo foco: o trabalho na área da cultura através dos agentes culturais. O projeto Territórios Criativos, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) de Contagem, representa uma evolução natural da metodologia do instituto, aplicando os mesmos princípios de mapeamento, reconhecimento e fortalecimento comunitário, mas agora direcionados para o desenvolvimento cultural.
O envolvimento dos agentes culturais no projeto Territórios Criativos demonstra a capacidade da instituição de adaptar sua metodologia a diferentes contextos. O projeto tem como objetivo desenvolver uma rede cultural com apoio da administração municipal para a realização de atividades e projetos culturais, artísticos e educativos. A iniciativa consiste em identificar e catalogar todas as entidades, programas e grupos culturais ativos em Contagem, priorizando aqueles que trabalham com populações vulneráveis, com foco na diversidade de gênero, renda, território e etnia.
Até o momento, o projeto já mapeou 450 expressões culturais em Contagem e formalizou 60 cadastros. Como parte da iniciativa, estão sendo produzidos curtas-metragens sobre a cidade, retratados pelo olhar de grupos socialmente vulnerabilizados, como pessoas LGBTQIA+, jovens negros e mulheres vítimas de violência. Esses filmes são exibidos em mostras e festivais de cinema na cidade e região, celebrando a diversidade cultural local e fortalecendo a identidade territorial.
Um Legado que Continua a Crescer
O Instituto Cultiva tem como princípios o fortalecimento dos territórios e a educação popular, focando no empoderamento e na cidadania ativa. A trajetória da organização em Contagem ilustra como uma metodologia bem-sucedida pode evoluir e se adaptar a diferentes contextos, mantendo sempre o compromisso com a transformação social.
Através do Clube Cultiva, a instituição mantém uma comunidade viva de membros que têm acesso a conteúdos exclusivos, cursos de formação política e um espaço para troca de experiências e construção coletiva. Esta iniciativa complementa o trabalho educacional e cultural, criando uma rede de pessoas comprometidas com a transformação social.
Da educação à cultura, passando pela expansão para outros estados e parcerias estratégicas com sindicatos, a história do Instituto Cultiva em Contagem é um exemplo de como a colaboração entre a sociedade civil organizada e o poder público pode gerar transformações profundas e duradouras. O legado do projeto Comunidades Educadoras continua a inspirar outras cidades brasileiras, com mais de 50 municípios interessados em replicar o modelo que fez da educação em Contagem uma referência internacional.
Hoje, com o projeto Territórios Criativos e as diversas parcerias educacionais, o instituto demonstra que os mesmos princípios que revolucionaram a educação podem ser aplicados para fortalecer a cultura local e a formação continuada de profissionais, criando uma rede de apoio que valoriza a diversidade e promove a inclusão social através das mais variadas manifestações da cidadania ativa.
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