Instituto Cultiva

Cultiva participa do IV Seminário Nacional de Educação Integral

O IV Seminário Nacional de Educação Integral, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) entre os dias 3 e 5 de novembro, reuniu especialistas, educadores e gestores de todo o país para debater o fortalecimento da política de Educação Integral no Brasil. O evento teve como tema central “Sustentar e ampliar o direito à Educação Integral no Brasil: contribuindo para a construção de uma política nacional” .

O Instituto Cultiva marcou presença no evento, contribuindo para o debate sobre a construção de uma política nacional consistente. A Coordenadora de Educação do Instituto, Micaela Gluz, e a Subcoordenadora de Educação, Carol Pereira Santos, representaram a organização, que atua na promoção da educação para a cidadania.

“Participar do evento foi como revisitar a própria história da educação pública brasileira, uma história de sonhos, disputas e resistências”, afirma Carol. “Nas mesas e falas, emergiu a força de um projeto que, mais do que um modelo pedagógico, é uma visão de mundo: a de que educar integralmente é cuidar, acolher, ensinar e emancipar”, completa.

Leia o artigo “Educação Integral: a pedagogia do bem-viver”, por Carol Santos.

Cieps – A iniciativa, que celebrou os 40 anos da criação dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), buscou integrar experiências práticas, formatos curriculares, políticas públicas e reflexões acadêmicas. Os CIEPs, idealizados por Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, foram destacados como um marco histórico na educação de tempo integral no país, concebidos como “escolas-comunidade integradas” com jornada integral, atividades culturais, esportivas e serviços de apoio.

A concepção de Educação Integral defendida no seminário reúne a ampliação de tempos, espaços e oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes, sob a lógica de completar o desenvolvimento humano e social, indo além dos limites tradicionais da escola.

O seminário também abordou os desafios e tensões na política de Educação Integral, como o custo da infraestrutura, a continuidade das equipes e a qualificação docente. No entanto, a organização do evento entende que o legado histórico dos CIEPs serve como referência para a construção de uma política nacional que se sustente em novas territorialidades, currículos integrados e intersetorialidade.

O evento, realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e diversas universidades e redes de ensino, teve como propósito central concentrar o debate nacional para contribuir com a construção colaborativa de uma política que garanta a universalização do direito à Educação Integral.