10 milhões de jovens X 10 milhões de famílias sem fome
Desafiador não é mesmo? Impossível? Para uma juventude que reconhece a necessidade do outro como o dever de estender a mão e diminuir o sofrimento dos irmãos, nada é impossível. E é com esse espírito que foi lançada a campanha “Desafio 10 X 10”, em virtude da fome de famílias em todo o mundo por conta da crise social, causada pela pandemia do novo Corona Vírus. Trata-se de uma ação digital e divertida, para arrecadar recursos contra a fome.
O projeto foi pensado pelo urbanista Edgard Gouveia Júnior, especialista em jogos cooperativos transformadores e, fundador da Jornada X, a partir do desejo de juntar todo o país, por meio da energia da juventude. O Desafio 10 X 10, conta com a parceria de Edu Lyra (Gerando Falcões), Celso Athayde (CUFA) e Tatiana Barros (União br contra o Corona Vírus), na viabilização da divulgação.
A proposta é mobilizar as redes sociais em uma “gincana virtual”, incentivando uma batalha das tribos. Artistas, influencers, esportistas, nerds, gamers, torcidas, universidades, todos organizados em uma competição + cooperação . O desafio entre as equipes é instigar as tribos a se mobilizarem para disputarem quem arrecada mais doações. As tribos mobilizam seus seguidores, movidos por suas paixões: Games, Arte e Música, Esportes, Tecnologia, Sabores, Festa, Paz-Espiritualidade e Fé, Saber, Diversidade e Natureza.
Cada tribo terá uma página personalizada na landing page da campanha e um QR code. As doações dessa tribo serão contabilizadas em um placar e toda doação entrará na contagem da batalha. doações se transformam em vales-alimentação, que serão distribuídos para milhares de famílias em comunidades de baixa renda, durante 3 meses. A distribuição do vale-alimentação será feita em parceria com az ONG’s Gerando Falcões, CUFA e União BR. O projeto será auditado pela KPMG,
A meta é alcançar mais 18 milhões de pessoas, impactar mais 35 milhões, engajar mais de 2 milhões com mais de 1,5 milhões de visualizações. Rudá Ricci, presidente do Instituto Cultiva, é um dos embaixadores do projeto e mobiliza a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasi -, para aderir ao desafio, que também contará com apoio do Projeto Economia de Francisco e Clara. O site oficial do Desafio 10 X 10 será lançado na próxima segunda-feiram, 15 de junho, em todo o Brasil no dia 22 de junho e será realizado em 4 ondas, uma por semana, durante 1 mês. O Instituto Cultiva parabeniza a todos pela iniciativa. Vamos juntos contribuir para diminuir o distanciamento humano e aumentar a solidariedade.
Assisti entrevista de Edgar Gouveia no Canal Resistentes e me emocionei com a criação do Desafio 10 x 10. Desejo participar com contribuição mensal, enquanto não me vejo com disponibilidade de me envolver com algum grupo dado a minha idade avançada e saúde fragilizada. A ideia fantástica de buscar a solidariedade na alegria foi algo inusitado e que me tocou profundamente. Aguardo orientação, pois não sei como dar o passo definitivo!