(31) 9 9577-6556

Instituto Cultiva análise impactos da crise

Dia do Trabalhador. Há motivos para comemorar? Desemprego em alta, pandemia, reforma trabalhista que beneficia a classe empresarial. Estes são só alguns dos desafios na luta diária de quem movimenta o país. Uma realidade para além das discussões ultraliberais. Mais que nunca a data é para reforçar que a luta pelos direitos do trabalhador ajuda a construir uma nação mais igualitária para que todos tenham a mesma oportunidade de crescimento. O sociólogo Rudá Ricci, presidente do Instituto Cultiva, avalia os impactos da situação atual e faz um alerta: com base em análises da Organização Internacional do Trabalho e do Banco Mundial, a projeção é para o dobro de desemprego.

Rudá também avalia os impactos da reforma trabalhista e das crises sanitária e social, que colocam em cheque as medidas aplicadas pelos governos Federal e Estadual e diz que é necessário repensar os discursos para garantir melhores condições de vida e de trabalho para o trabalhador.

O presidente do Instituto Cultiva também ressalta a importância do trabalho e o cuidado com os profissionais à frente dos serviços essenciais, que não podem parar durante a pandemia.