O Ponto de Encontro – live das quintas-feiras que reúne os participantes para debater temas atuais – provou mesmo a que veio. Nesta quinta-feira (3) houve clara divergências de alguns pontos de vista. Ao mesmo tempo demonstrou a qualidade da comunidade que acompanha as lives do canal do Instituto Cultiva, principalmente após a reformulação (confira programação abaixo).
Participaram o pesquisador Israel Santos, o sociólogo José Jesus e a jornalista Magali Simone. Além dos âncoras Rubinho Giaquinto e Cássio Semká Oliveira.
A escolha do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, foi o tema que gerou mais polêmica. Enquanto a jornalista Magali defendia o nome, pois Zanin foi o advogado que contribuiu para provar a inocência do presidente Lula, Rubinho fez críticas. Para ele, isso não é critério e ainda apontou o caráter conservador do novo ministro.
“É um cara super preparado e necessário neste momento. Ainda há outras nomeações a serem feitas que contemplem outros grupos”, afirmou a jornalista.
“Acho que tinhamos pessoas muito mais preparadas do que ele. Não me importa se ele foi advogado do Lula”, rebateu Rubinho.
Experiência em terras africanas
O pesquisador Israel Santos participou enquanto passa férias na casa da família em Ribeirão das Neves (Grande BH). Há 13 anos vive em países africanos e atualmente trabalha no Senegal. Ele narrou sua experiência e o contato com o sistema jurídico dos países por onde passou.
“Ainda perduram muitos conflitos étnicos e isto se reflete na composição e nas decisões das cortes“, informou.
Israel trabalha com organizações humanitárias, mas pediu que o nome não fosse divulgado.
Violência X Direitos Humanos
Os participantes do Ponto de Encontro também debateram a violência registrada, principalmente contra a camada mais vulnerável, nos últimos dias no Guarujá, no Rio de Janeiro e em Salvador.
O sociólogo José Jesus destacou que sempre houve violência e crimes de racismo, mas nos últimos tempos as pessoas, mais conscientes de seus direitos, começaram a questionar e tornar pública esta opressão.
“Quando se tem noção do direito ninguém apanha quieto. Apanhou, tem que falar, tem que gritar, tem que se manifestar“, reforçou.
Confira a programação das lives do Cultiva
Segunda – Cultiva Futebol Clube – Debate sobre futebol com Ademir Castellari e convidados
Terça – Luis Carlos Petry e Daniel César – Análise das informações mais quentes. Petry, psicanalista, interpreta os bastidores levantados pelo repórter Daniel César
Quarta – Rudá Analisa – Uma análise atenta sobre as tendências políticas e as notícias da semana com Rudá Ricci
Quinta – Ponto de Encontro, com Cássio Semká e Rubinho Giaquinto. A hora e a vez de a comunidade participar, opinar e trocar informações
Sexta – Butecultiva – Um papo mais descontraído, com cara de boteco com Rudá Ricci e Renzo Mora
Domingo – Cultiva em Revista – Rudá Ricci e Ademir Castellari analisam os principais fatos da semana com a participação de um convidado. Apresentação da ‘Frase da Semana’ e eleição do ‘Bola Murcha e Bola Cheia’ . Ademir Castellari compartilha sua ‘Dica Cultural’
As lives de segunda a sexta são a partir das 20 horas.
Aos domingos a partir das 10 horas
Assista ao Ponto de Encontro
Jornalista com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Passou pela redação dos principais jornais mineiros cobrindo política e economia. Assessor de ONGs de trabalhadores aposentados e membro do Instituto Cultiva desde julho de 2023.