Mesmo sem dar um alarmista, o médico infectologista Unaí Tupinambás chamou a atenção para os efeitos das crises climáticas e a saúde não descartando novas epidemias. O tem foi debatido e analisado na live desta quarta do Instituto Cultiva. “A certeza é haverá uma nova pandemia. Só não se sabe quando“, alertou o médico que é professor da UFMG.
Em especial à situação no Rio Grande do Sul, Unaí Tupinambás, passada a primeira onda que é salvar vidas, alertou para o surgimento de doenças respiratórias e o aumento de casos de leptospirose. Neste sentido chamou a atenção para o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) que tem condições de fornecer um antibiótico barato e eficiente no combate à doença.
Ainda na live o professor e infectologista ironizou sobre qual o ‘pior negacionismo‘ a ser enfrentado: sobre as mudanças climáticas ou a negação das vacinas. “É um combo. Geralmente quem desconfia e nega um, também recusa ou outro“.
Acesse aqui os slides (em .PDF)
Educação privatizada bomba nos planos de saúde
Um alerta sobre uma verdadeira bomba relógio nos planos de saúde foi um dos temas abordados pelo cientista político Rudá Ricci, presidente do Instituto Cultiva. Partindo de um artigo seu, ele destacou que mais de metade da população brasileira paga algum tipo de plano de saúde e que em breve milhares ficarão sem assistência básica ou ficaremos igual aos EUA onde se paga uma fortuna por qualquer procedimento médico.
Leia ‘A bomba relógio dos planos de saúde‘
Em mais um alerta e análise, a live destacou o avanço da extrema-direita – em especial no Estado do Paraná – em cima da educação e com a tese do “Estado Mínimo” e a implantação das famigeradas escolas cívico-militares.
Perdeu a live ao vivo? Assista aqui
Ainda não é inscrito no Canal Cultiva? Inscreva-se aqui
A Agência de Notícias Cultiva é o setor do Instituto Cultiva responsável pela produção, redação e publicação das reportagens. Sugestões de pauta, erros e críticas podem ser enviados pelo WhatsApp (31) 99577-6556.