Cultiva realiza curso de formação e elabora programas de governo

O Instituto Cultiva vem sendo solicitado por lideranças políticas em várias partes do Brasil para diagnosticar cenários atuais e ajudar a pensar programas de governo. A equipe técnica do Cultiva está fazendo análises setoriais de pelo menos sete munícipios em Minas Gerais, São Paulo e na Bahia. A Gestão Pública é um dos eixos de atuação do instituto no Brasil e nessa perspectiva, com foco na formação para a cidadania e a participação social, será lançado o Curso de Gestão Pública para os candidatos a vereador e prefeitos do campo progressista cristão que disputarão as eleições municipais de 2020.

Um dos primeiros diagnósticos realizado foi para a capital baiana. O documento “Síntese dos Relatórios Setoriais de Salvador” apresenta uma análise de sete áreas: Assistência Social; Cultura; Educação; Emprego e Renda; Juventude; Saúde e Segurança Pública. O documento de 45 páginas traz dados que mostram os déficits em cada uma das áreas e um panorama sobre os pontos de atenção na gestão municipal de Salvador. O diagnóstico também revela indicadores sociais em todas as áreas, os programas governamentais em desenvolvimento e os não realizados. Além de Salvador, trabalho semelhante também está em andamento em Minas Gerais, nas cidades de Contagem, Sete Lagoas e Ibirité, em São Paulo, na capital e em Suzano. Recentemente a equipe do Instituto Cultiva participou de um seminário com Jorge Melguizo, ex-Secretário de Cultura e de Desenvolvimento Social de Medellín, a cidade colombiana que virou referência mundial, por suas transformações urbanas, sociais, educativas e culturais. Melguizo é um dos responsáveis por essa transformação. Entre 2005 e 2009, durante sua gestão como secretário da Cultura Cidadã, e de Desenvolvimento Social, entre 2009 e 2010, os casos de homicídio caíram de 382 a 39 para cem mil habitantes. O objetivo do Seminário foi trazer novos elementos e informações para agregar aos projetos desenvolvidos pelo Cultiva.

Curso Gestão Pública – Outra ação já em andamento é o curso de Formação em Gestão Público para os candidatos a vereador e prefeitos, em todo o Brasil, da ala progressista cristã. O Instituto Cultiva já fechou o curso com alguns grupos. As aulas por videoconferências, começam no dia 21 de agosto e vão até o dia 05 de setembro. O curso é dividido em módulos e é coordenado por uma equipe de especialistas do Instituto Cultiva. Os candidatos interessados em seguir carreira na política irão aprender tudo sobre os processos que envolvem a gestão pública.  Na plataforma EAD do Instituto, o tema Gestão Pública já é oferecido em dois cursos: Memória e Patrimônio e, Orçamento Público: diretrizes e implementação.

Programa do curso –  A abordagem de cada tema do curso seguirá por um debate em que os alunos também poderão discorrer sobre os assuntos e interagir com os professores para mais esclarecimentos. Confira o programa das aulas.

Eleição e papel da Câmara e da Prefeitura – Organização de Grupos Políticos e a dinâmica das disputas de poder no Estado Democrático de Direito e o papel do Legislativo e Executivo municipais.
Debate: O perfil dos municípios brasileiros, diferença entre perfil da eleição em grandes centros urbanos e pequenas localidades.

Teoria Geral do Estado – As diferenças entre Estado e Governo; Estado, Mercado e Sociedade Civil; separação dos poderes.
Debate: Independência e harmonia entre os poderes, como preservar a atuação de cada com a inclusão da sociedade por meio da participação popular.

A Gestão Pública Brasileira – O ciclo do orçamento público no Brasil; as condicionantes legais para governar, o público e o privado e as PPPs; as reformas e embates recentes na administração pública; a lei de responsabilidade fiscal.
Debate: Eficiência administrativa e democracia participativa.

Políticas Públicas – O que são políticas públicas, como são elaboradas e como o agente político se torna peça na transformação na sociedade; Planejamento Estratégico Municipal.
Debate: A construção e o exercício coletivo do poder, como agir na prática?

Construção democrática da sociedade – Políticas Sociais na pós-pandemia; focalização ou universalização; controle social (Gestão em Rede e OP); descentralização e desconcentração no serviço público.
Debate: entre os interesses grupais e o projeto de sociedade igualitária.

O pós-pandemia e o papel do líder político do século 21 – A crise social no pós-pandemia; a retomada do desenvolvimento social e econômico local; o que muda no pós-pandemia na dinâmica municipal? Como são criadas as lideranças no mundo atual, o papel das redes e mídias sociais, definição de bandeiras, construção de uma campanha, modelos de articulação para os candidatos.
Debate: como definir uma bandeira, mobilizar um grupo e conseguir uma marca eleitoral?

SERVIÇO CURSO GESTÃO PÚBLICA
PERÍODO – 21/08 a 05/09
MODALIDADE – videoconferências por módulos e debates
MATERIAL DE APOIO EXCLUSICO– Textos guias e midiateca
VALOR – R$ 80,00

Se você ficou interessado no curso de Gestão Pública ou na produção de diagnósticos para elaboração de programas de governo faça contato com a Secretária do Instituto Cultiva, Lume Freitas Dutra Bordin.
Telefone: (31) 995776556
E-mail: institutocultiva.adm@gmail.com