Escola da Cidadania

Desenvolvimento da democracia deliberativa

Formação de Conselheiros e Lideranças Sociais

O Instituto Cultiva desenvolve cursos regulares para Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares

 

O Instituto Cultiva desenvolve cursos regulares para Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares, em três níveis temáticos:

Legislação sobre conselhos de gestão pública (de direitos ou temáticos) no Brasil, organização e estruturação (paritários, deliberativos ou consultivos), funcionamento de fundos especiais e organização de reuniões.

Ciclo orçamentário, formas de controle do orçamento público, planejamento estratégico, políticas públicas territoriais, formas de comunicação social e interna.

Estrutura do Estado brasileiro, mudanças recentes (reformas administrativas), relação da sociedade civil com Estado (parlamentos, executivos e judiciário), outras modalidades de gestão participativa no Brasil e no mundo (teorias sobre democracia deliberativa e democracia monitória).

Temas específicos

Temas específicos para conselheiros tutelares: papel dos Conselhos de Direitos da Criança e Adolescente e sua relação com os conselhos tutelares, ECA, funções do conselheiro tutelar, legislação e normas específicas, território de atuação, as mudanças no perfil das famílias e novas formas de sociabilidade infanto-juvenis no Brasil. Programas de formação de lideranças sociais, em bairros ou comunidades (incluindo rurais), com foco no papel da liderança, formas de organização, organização e reconhecimento territorial, planejamento e comunicação social.

A Escola da Cidadania é um projeto desenvolvido pelo Instituto Cultiva para criação de uma escola de formação continuada de gestores e lideranças sociais por meio das seguintes ações:

 

    • Execução de um programa de formação de educadores sociais;

    • Produção do Projeto Político Pedagógico, do Regimento Interno e do Programa de Cursos de Formação Permanente;

    • Montagem de uma biblioteca básica para a cidadania municipal, composta por cartilhas, livretos e cadernos temáticos (orçamento público, formação de lideranças, princípios da educação para a cidadania, controle social, direitos humanos e cidadania, papel dos conselhos de gestão pública, entre outros).

    • Produção de um website dedicado com biblioteca virtual, plataforma EAD e canal de comunicação do programa com educadores sociais e cidadãos.

    • Assessoria pedagógica para os educadores sociais na execução das primeiras ações formativas desenvolvidas pela EC implantada.

A implantação de Escolas da Cidadania vem sendo realizada pelo Instituto cultiva desde 2006, quando da criação desta estrutura no município de Maringá (PR). A partir daí várias experiências se sucederam em diversos estados brasileiros, promovendo a criação, em São Paulo, de uma rede de Escolas da Cidadania, a REC.

 

  • Produção de um website
  • Montagem de uma biblioteca básica
  • Implantação de Escolas da Cidadania
  • Formação de educadores sociais