Se por um lado a decisão de encerrar progressivamente o programa de escolas cívico militares desagradou setores das Forças Armadas, a decisão agradou educadores. Presidente do Instituto Cultiva, o cientista político Rudá Ricci, também endossou o acerto da medida. Em sua live semanal ele também alinhou outras medidas da política educacional do governo Lula e definiu:
“Finalmente uma nova tentativa de colocarmos as escolas brasileiras no século XXI.“
No entanto, como alguns estados da federação resistem em interromper o programa, incentivado durante o governo Bolsonaro, a alternativa, segundo Rudá, é recorrer ao Supremo Tribunal Federal para barrar estas iniciativas. “Não tem como pegar dinheiro público e pagar militares que não têm a menor ideia de que seja educação”, afirmou. “A educação é algo mais sofisticado.”
O Ministério da Educação (MEC) comunicou esta semana aos secretários de Educação que o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) será extinto pelo governo do presidente Lula ao longo dos próximos meses.
Professor também é pesquisador
O presidente do Instituto Cultiva, Rudá Ricci, também chamou a atenção para o fato que Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) poderá conceder bolsas de estudo para professores de educação básica. “Educador é um pesquisador. Não é só um reprodutor de conhecimento universitário”, destacou.
“Existe uma visão equivocada que professor só serve para dar aula. Não há como desenvolver um trabalho intelectual sem planejamento e sem estudo”
As informações que fizeram parte da análise semanal tiveram como base publicações do educador maranhense Jhonatan Almada (@jhonatanalmada), com quem Rudá Ricci já trabalhou. Eles participaram de um projeto na área de educação do Maranhão, na gestão Jackson Lago (PDT).
Faça o download do powerpoint do Rudá
Lei define escola em tempo integral
E também entre as decisões do Ministério da Educação que alteram as políticas na área da educação, a live semanal também chamou a atenção para o crescimento da aprovação, em todos os estados, da implantação das escolas em tempo integral. Projeto de Lei foi aprovado esta semana no Senado e segue para a sanção presidencial.
Assista à live da Quarta
Jornalista com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Passou pela redação dos principais jornais mineiros cobrindo política e economia. Assessor de ONGs de trabalhadores aposentados e membro do Instituto Cultiva desde julho de 2023.