Em tempos de discussões intensas sobre a militarização das escolas públicas, o Instituto Cultiva, em parceria com o SINESP, decidiu ir na contramão e oferecer um curso de pós-graduação em Gestão Democrática. Iniciado no dia 10 de agosto, esse programa é mais do que uma formação acadêmica; é uma aposta no futuro da educação pública.
Dividido em 5 módulos, o curso terá um total de 180 horas para abordar desde a revisão e atualização do Projeto Político-Pedagógico (PPP) até a prática da democracia no cotidiano escolar. Nossa intenção é capacitar diretores, coordenadores e outros profissionais da gestão escolar para que se tornem agentes de mudança, capazes de envolver toda a comunidade escolar em um processo de construção coletiva do conhecimento.
Esse curso surge em um momento crucial, quando o debate sobre a militarização das escolas torna-se cada vez mais relevante. Para o Instituto Cultiva, essa é a hora de reafirmar o compromisso com uma educação que valorize a participação, o diálogo e o foco no aluno.
Acreditamos que a verdadeira transformação social inclui a formação de gestores de escolas públicas para compreenderem a diferença entre a escola e uma empresa. A escola é um espaço de desenvolvimento humano e coletivo.
Até novembro, nossos 200 alunos estarão imersos nessa jornada de transformação, participando de aulas online e encontros presenciais. É o nosso compromisso com uma educação pública de qualidade, que tenha na gestão democrática seu alicerce fundamental.
A Agência de Notícias Cultiva é o setor do Instituto Cultiva responsável pela produção, redação e publicação das reportagens. Sugestões de pauta, erros e críticas podem ser enviados pelo WhatsApp (31) 99577-6556.