Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) prevê votar nesta quarta (2) processo que analisa a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal, a decisão foi tema de debate na live desta terça do Instituto Cultiva. Esta descriminalização diminuiria a violência e a guerra do trático.
E o que motivou a discussão foram os acontecimentos na cidade de Guarujá, no litoral paulista, em que uma chacina havia matado 14 pessoas, até a noite do dia 1º.
Leia sobre a descriminalização do porte de drogas
A live contou com a participação do jornalista Renzo Mora, que mora no Guarujá e registrou o clima de terror. “Estamos como que sitiados. É a viatura com giroflex ligado em todas as ruas“, narrou.
Da live participaram o psicanalista Luis Carlos Petry, o jornalista Daniel Cesar e o âncora Cássio Semká Oliveira.
Segundo Renzo, a região com Guarujá, Cubatão e Santos faz parte de áreas de atuação muito forte do PCC – sigla para Primeiro Comando da Capital. “Santos é o maior porto da América Latina e onde se escoa o milionário e rentável tráfico de drogas”, acrescentou.
Além da desigualdade e dos bolsões de pobreza, a cidade salta de seus 318 mil habitantes para mais 1,5 mihão na alta temporada.
Por isso, segundo Petry, é preciso discutir mais amplamente a questão da proibição das drogas. “É fundamental a descriminalização e consequente regulamentação de acesso e uso”, defendeu.
Mas sob o pano de fundo de confrontos por territórios ou guerra de facções, os analistas avaliaram que pode haver motivação política. “À extrema-direita interessa um Estado militarizado”, definiu Luis Carlos Petry. Daniel César lembrou o envolvimento de pessoas ligadas à segurança do governador paulista Tarcísio de Freitas com um suposto atentado contra o próprio atual governador ainda na campanha eleitoral em 2022.
A situação tensa coincidiu com a retomada dos trabalhos do Congresso com o fim do recesso parlamentar.
Confira a programação das lives do Cultiva
Segunda – Cultiva Futebol Clube – Debate sobre futebol com Ademir Castellari e convidados
Terça – Luis Carlos Petry e Daniel César – Análise das informações mais quentes. Petry, psicanalista, interpreta os bastidores levantados pelo repórter Daniel César
Quarta – Rudá Analisa – Uma análise atenta sobre as tendências políticas e as notícias da semana com Rudá Ricci
Quinta – Ponto de Encontro, com Cássio Semká e Rubinho Giaquinto. A hora e a vez de a comunidade participar, opinar e trocar informações
Sexta – Butecultiva – Um papo mais descontraído, com cara de boteco com Rudá Ricci e Renzo Mora
Domingo – Cultiva em Revista – Rudá Ricci e Ademir Castellari analisam os principais fatos da semana com a participação de um convidado. Apresentação da ‘Frase da Semana’ e eleição do ‘Bola Murcha e Bola Cheia’ . Ademir Castellari compartilha sua ‘Dica Cultural’
As lives de segunda a sexta são a partir das 20 horas.
Aos domingos a partir das 10 horas
Assista à live do Canal Cultiva
Jornalista com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Passou pela redação dos principais jornais mineiros cobrindo política e economia. Assessor de ONGs de trabalhadores aposentados e membro do Instituto Cultiva desde julho de 2023.