“Eu fui até lá para contar esta história. Estas pessoas existem e têm uma escassez absoluta de pessoas que as ouçam“. Esta foi uma das principais declarações da jornalista Heloísa Villela, convidada especial da live das sextas-feiras do Instituto Cultiva.
Enviada especialmente pelo canal ICL Notícias, Heloísa conta que teve pouco contato com fontes oficiais e percorreu Israel, Cisjordânia e Jordânia sempre ouvindo pessoas, suas histórias, seus dramas pessoais. A repórter garantiu que não correu riscos e sempre circulava durante os dias, quando os bombardeiros sempre ocorrem da madrugada. Mas, lembrou: “É como se tivesse no meio da Covid só que com militares em cada esquina“.obertura da imprensa
“Contra o genocídio não tem equilíbrio”
Heloísa, que viajou sozinha, disse que raramente teve contato com jornalistas brasileiros, apenas o fotógrafo Ian Boechat, também correspondente internacional. E lamentou o alinhamento da chamada “grande mídia” que somente incorpora a versão israelense dos fatos. Também criticou a postura de que os órgãos estariam sendo “equilibrados e imparciais” “Ora, contra a barbárie, contra o holocausto e o genocídio não tem equilíbrio. Tem fato!“, chamou a atenção.
Assista a um corte da entrevista
“Bombardearam um comboio de ambulâncias”
Um fato que chamou a atenção foi o bombardeio de ambulâncias, por parte de Israel. “Bombardearam um comboio de ambulância… De ambulâncias!”, indignou-se.
“Eles não contam com nenhum governo muito menos da ONU, que não faz nada“, também pontuou.
Leia aqui sobre este bombardeio
Pequena biografia
Heloísa Villela é uma jornalista brasileira. Atuou como correspondente internacional em Nova York, nos Estados Unidos. Atualmente, Desde maio de 2022 é comentarista de política internacional no programa jornalístico independente ICL Notícias, no YouTube.
Heloísa trabalhou como correspondente da Rede Globo em Nova York por 17 anos, onde cobriu os atentados terroristas de 11 de setembro e o Furacão Katrina.
De 2007 a 2020, trabalhou na Rede Record, onde foi correspondente em Washington e trabalhou em Nova York. Na emissora, Heloísa Villela cobriu o terremoto no Haiti e duas eleições presidenciais americanas.
Em setembro de 2020, foi anunciada como nova contratada da CNN Brasil. Heloísa cobriu as eleições presidenciais americanas de 2020 e participou dos programas Visão CNN e Live CNN Brasil.
Desde maio de 2022 é comentarista de política internacional no programa jornalístico independente ICL Notícias, no YouTube, o programa é comandado pelo empresário Eduardo Moreira.
Assista à íntegra da live
Veja também no Cultiva
Jornalista com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Passou pela redação dos principais jornais mineiros cobrindo política e economia. Assessor de ONGs de trabalhadores aposentados e membro do Instituto Cultiva desde julho de 2023.