(31) 9 9577-6556

O Instituto Cultiva durante o ano de 2020 e 2021 tem executado assessoria para a Rede Marista de Solidariedade, na UMBRASIL – União Marista do Brasil -, para a execução de 3 projetos pilotos que desejam na educação pública brasileira trabalhar com foco na defesa dos direitos da criança e do adolescente e no melhor funcionamento público no territorial.

Os consultores do Instituto Cultiva têm contribuído para a análise da realidade local de três munícipios, a saber: Teresina -PI, Viamão – RS e Paiçandu – PR. Por meio de levantamentos socioeconômicos e educacionais e formulação de planejamento estratégico de implantação do projeto.

INSTITUTO CULTIVA VISITA PROJETO PILOTO EM TERESINA – PI

Entre os dias 20 e 26 de junho de 2021 o consultor do Instituto Cultiva, Eduardo Brasileiro, esteve no primeiro processo de diagnóstico do município de Teresina – PI contribuindo com a equipe no processo de escuta das famílias, dos professores, dos gestores e sobretudo, dos estudantes. O processo de análise foi feito por meio de grupos focais e formulários de entrevistas.

O projeto piloto consiste em levantar possibilidades de atuação da Rede Marista de Solidariedade por meio de suas escolas-sociais nas regiões. Desse modo, os três municípios foram escolhidos pelo seu altíssimo indicador de desigualdade que se desdobram em acesso a políticas públicas, violência e déficit educacional. Na visita a Teresina, foi priorizada a Região de Santa Maria da Codipe e a consultoria junto a equipe da UMBRASIL foi conversar com moradores, lideranças comunitárias e juventudes organizadas e também não organizadas a fim de conhecer os principais percalços.

A semana foi dividida em escutas de 4 escolas públicas, diálogo com gestores públicos e visita a trabalhos reconhecidos do território como cooperativas e lideranças comunitárias que são o profundo elo de fortalecimento comunitário presente.

O Instituto Cultiva, na ocasião do diálogo com os professores da Escola Social Marista Champagnta de Teresina apresentou o programa Comunidades Educadoras. A equipe UMBRASIL ansiou por essa apresentação para que assim pudessem conhecer iniciativas importantes de reação ao cenário atual vivido no município.

Ao final da semana de diagnóstico, o Instituto Cultiva realizou junto a equipe da UMBRASIL cenários possíveis de intervenção dos Maristas na realidade prevendo projetos de formação, visita às famílias e fortalecimento da rede setorial e de ferramentas de controle social.