As condições de ensino são fundamentais para que um estudante consiga compreender e, em particular, interessar-se por qualquer conteúdo apresentado.
Não costumo trabalhar com conteúdos pré-determinados. Trabalhamos com uma prática de acordar os temas a serem abordados. Fato é, consegue-se com isso, uma maior atenção dos estudantes e um relacionamento melhor com os estudantes.
No livro que elaborei , aprofundo um pouco mais o tema, porém, sinto-me na obrigação de citar que não existe conteúdo suficientemente interessante numa escola do século passado com giz, lousa e saliva. Estamos na era digital!
Rosana Aparecida Gonçalves da Silva
2020-05-08 14:49:47
O tema abordado na aula , Percepção, foi muito interessante (sensação + decodificação), sendo que a percepção envolve um desenvolvimento contínuo, favorecendo a captação, a decodificação, a filtragem dos estímulos externos , portanto, há interferência dos fatores internos e externos no processo da percepção. Desta maneira, estes princípios devem ser considerados e avaliados na aprendizagem.
Heitor Cláudio Leite e Silva
2020-05-07 20:45:48
Não foi citada a questão dos estudantes que não possuem um modo de vida que permita-lhes ter a atenção necessária para a aprendizagem.
Temos estudantes que vão para a escola para terem uma refeição completa por dia.
A imensa maioria trabalham em cruzamentos, entregando panfletos ou com "bicos" para ajudar no sustento da família.
Com isso, eles não conseguem ter nenhuma percepção. O tempo de assimilação é muito maior que o estudante de classe média ou média baixa.
Há de se construir teoria que dê conta dessa realidade.
Me parece que esses estudantes são invisíveis pela academia.
Com a catástrofe do modo de produção capitalista, percebe-se que os governos não reconhecem esses estudantes.
Começando pela "fortuna" dos R$ 600,00!