O curso ‘Mediação de Conflitos em Tempos Extremos’, em parceria com a Secretaria da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, avançou em mais uma etapa. Divididos em seis grupos – pink, azul, verde, vermelho, dourado e cinza – os participante já elaboraram os primeiros protocolos que serão enviados para a secretaria.
Depois das aulas presenciais (nos dias 21 e 22 de junho) os participantes puderam apresentar e discutir o andamento do projeto. Um dos resultados previstos se traduz na formação e na criação dos protocolos
Entre os dias 21 e 22 deste mês, a Cultiva e a secretaria realizaram um curso presencial, durante o dia todo, com a mobilização de todos os atores que atuam de alguma forma no ensino potiguar: Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Polícia Militar, rede privada, secretarias de governo, além dos educadores estaduais.
Veja o que disseram os ‘mediadores’
“Pretendo aplicar quando for necessário no meu trabalho e também compartilhando com alguns colegas, orientando e criando estratégias práticas para resolver e minimizar alguns conflitos , fazendo análises de determinadas situações e buscando a melhor forma de resolução. A partir deste curso comecei a refletir e tentando compreender melhor os conflitos“
Seicherles Cortez
Assessora pedagógica
Angicos
“Me vi fortemente envolvido, trabalhei em zona escolar bem difícil. Agora sendo sabedor de como se abordar, a forma de conversar me veio a formação e a condição preciosa do professor e da equipe de formação. Alguns protocolos aparentam ser mais complexos, mas recebemos ótima orientação de escuta e diálogo”
Francisco Wallyson Bezerra da Silva
Atua na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC)
Macau
“Pretendo mobilizar não só a comunidade escolar, mas também as comunidades e povos tradicionais. O curso teve um impacto de grande relevância, pois aprendi mais sobre a cultura de paz. O interessante são os fluxos que podem ser replicados, inclusive, fora do ambiente escolar. Houve muita interação, embora o curso pudesse ter sido em espaços abertos, mais amplos. Mas, foi muito proveitoso e adorei o curso”
Josimar Rocha Fernandes Tapuya Payakú
Professor
Pedra Grande
“O curso mais prático e mais dinâmico do qual eu participei. Vamos dialogar com as escolas ver questões que precisam de uma atençao específica, já que trabalhamos com a adoção de protocolos um pouco mais específicos. Já estou de olho em mais aprofundamento. Quando tiver, me avisem!”
Rafael Batista de Souza
São Paulo do Potengi
“Vamos implantar a construção de um Núcleo Escolar, dentro das escolas, que seja capaz de fazer esse trabalho de escuta, observação, prevenção, acolhimento e mediação de conflitos que possam surgir dentro da instituição. O impacto foi muito forte, principalmente por já ter vivenciado situações de conflitos e não ter conseguido fazer a mediação correta, por falta de formação. Hoje, já tenho um outro olhar.“
Lúzia Santos
Professora
Caicó
“Vamos aplicar todo o conhecimento dentro de nossas cinco escolas municipais. Já vamos buscar soluções para alguns conflitos já enfrentados na rede de educação. Gostei muito da construção do fluxograma, foi um desafio chegar ao processo final. E confesso: foi uma formação que contribuiu muito para minha vida profissional.“
Oscarina Dantas de Moura
Professora
Itajá
Jornalista com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Passou pela redação dos principais jornais mineiros cobrindo política e economia. Assessor de ONGs de trabalhadores aposentados e membro do Instituto Cultiva desde julho de 2023.
Curso muito oportuno e necessário, para o fortalecimento dos atores responsaveis pela gestão dos processos educativos deste ambiente tão diverso, no momento de tomada de decisões para Medicação dos diferentes conflitos que a cada dia estão mais frequentes nas escolas, lamentavelmente!