“Parece que o brasileiro azedou“. A ironia foi utilizada pelo presidente do Instituto Cultiva, Rudá Ricci durante sua exposição na live dominical do Instituto Cultiva, o Cultiva em Revista.
Segundo Rudá, foi uma “semana tragicômica“, na qual ficou evidente, também, o despreparo dos advogados que defenderam, sem sucesso, os primeiros quatro golpistas condenados pelo terrorismo do dia 8 de janeiro.
Em seu Power Point (abaixo), o cientista político apontou quatro principais causas, entre elas “um recuo da ambição hegemônica da esquerda“.
Sem direção política
“Estamos sem direção política. Se tem, é direção institucional”, acrescentou o vice-presidente do Instituto Cultiva, Ademir Castellari.
Segundo Ademir, há uma situação “insuportável”. “Só se fala em eleição e o partido do governo não dialoga com a sociedade”, lamentou.
Militares comprometidos
Também foi comentado o descrédito dos militares, já que uma pesquisa apontou que 61% das pessoas acreditam que membros das Forças Armadas estejam envolvidos com esquemas corruptos e veem ligação deles com as acusações imputadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Frase da semana
“É patético e medíocre que um advogado suba na tribuna do Supremo Tribunal Federal com um discurso de ódio, um discurso para postar depois na redes sociais” (Alexandre de Moraes)
Acesse aqui o Power Point
Bola Cheia e Bola Murcha
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) levou o Bola Cheia, da semana. Por outro lado, os advogados dos quatro primeiros golpistas condenados mereceram o Bola Murcha.
Dica Cultural
Na Dica Cultural, Ademir Castellari indicou o filme sul-africano “Eu sou todas as meninas“, (“I am all girls”, no original em inglês) que pode ser visto pelo canal de streaming Netflix.
Assista à íntegra do Cultiva em Revista
Veja também no Cultiva
Jornalista com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Passou pela redação dos principais jornais mineiros cobrindo política e economia. Assessor de ONGs de trabalhadores aposentados e membro do Instituto Cultiva desde julho de 2023.
Bom dia. Muito boa a matéria. Um resumão da live do último domingo.parabems e MT obrigada, instituto Cultiva
Em nome de toda a equipe do Instituto Cultiva agradeço. Sua audiência e participação engrandecem nosso trabalho!