Instituto Cultiva

‘Olho nos adversários’

O Bolsonarismo e a extrema-direita estariam desarticulados? A disputa de narrativas em cima do Sete de Setembro mostrou que estão organizados, avalia o presidente do Instituto Cultiva, Rudá Ricci na live dominical ‘Cultiva em Revista‘. “O campo progressita ficou na defensiva e perdeu, do ponto de vista comunicacional, com a ideia do ‘fique em casa’ durante a parada“, afirmou Rudá.

Eles não desarticulados. Estão na defensiva preparando uma contra-ofensiva“, acrescentou o vice-presidente do Cultiva, Ademir Castellari.

O campo progressista parece que perdeu a malícia política. Não se pode perder o olho nos adversários“, definiu Rudá.

Exemplo de boicote

Exemplo de articulação de grupos de extrema-direita vem dos Estados Unidos. Criaram um alerta denominado “Woke Alert” (alerta acordado, em tradução literal) que estimulou um boicote a uma determinada marca de cerveja, Bud Light por ter feito propaganda com uma influenciadora digital transgêro.

A marca Budweiser – que pertence ao grupo Ambev – amargou um prejuízo com queda significativa nas vendas.

As vendas para varejistas dos EUA caíram 14%, abaixo do desempenho da indústria cervejeira em geral. A receita caiu US$ 395 milhões (R$ 1,896 bilhão), segundo divulgado na imprensa.


Leia aqui a reportagem

Pontos de impacto

O que teria provocado esta reação de grupos bolsonaristas é a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid. Até então o grupo ligado ao ex-presidente achava que Cid iria chamar a responsabilidade para si e preservar Bolsonaro.

No entanto, uma frase de Bolsonaro teria indignado Cid e sua família, pois teriam se sentido desprestigiado.

“Ele fez o melhor de si. Peço a Deus que ele não tenha errado. E cada um siga a sua vida“



Bola Cheia e Bola Murcha

Na eleição do Bola Murcha e Bola Cheia da semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, emplacou pela segunda semana consecutiva. Ao Bola Cheia coube o tenente-coronel Mauro Cid, que teve sua delação premiada homologada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.


Frase da Semana

“O Senhor não nos prometeu que seria fácil. O Senhor falou que seríamos perseguidos, todos aqueles que tivessem Cristo como Senhor e salvador. E nós estamos sendo perseguidos e injustiçados” (Michelle Bolsonaro)


Acesse o PowerPoint


Dica cultural

A Dica Cultural coube à serie “Cangaço Novo” que vem chamando a atenção do público e dos críticos. Ela pode ser vista no canal de streaming da Amazon Prime.


Assista ao Cultiva em Revista


Veja também no Cultiva

Ideb em foco

Estudo conduzido pelo Instituto Cultiva analisa gestão de 50 escolas municipais com pior Ideb em SP