Outros Projetos

Análise de conjuntura

Propomos que se crie uma dinâmica composta de três momentos, a partir da constituição de um grupo de trabalho (GT Análise) composto pelo Instituto Cultiva e membros da diretoria sindical:

 

  1. Definição dos temas ou indicadores a serem analisados periodicamente (trimestralmente ou semestralmente);
  2. Elaboração de texto-guia relacionado aos temas ou indicadores selecionados. Este texto será elaborado pelo GT Análise e será remetido a convidados que o discutirão em seminário específico;
  3. Seminário de discussão do texto-guia com pesquisadores, sindicalistas e entidades convidadas. A função do seminário é validar (ou sugerir emendas) o texto-guia e criar um espaço interativo do sindicato com entidades parceiras, definindo posicionamento do sindicato frente às discussões de conjuntura realizadas no campo dos movimentos sociais brasileiros;
  4. Formatação de uma revista virtual de análise de dados e conjuntura para disseminação entre sindicalizados e entidades parceiras.

Pesquisa sobre Condições de Trabalho

Há 12 anos, o Instituto Cultiva realiza para o SINESP (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo) um levantamento das condições gerais de trabalho nas 3.245 escolas municipais da capital paulista. A série histórica gerou um importante instrumento de embasamento da pauta de negociações nas campanhas salariais desde então e provocou diversas matérias na grande imprensa.

 

 

Nos últimos quatro anos, produzimos um índice de avaliação da educação paulistana a partir deste levantamento anual, o ISEM (Índice SINESP da Educação Municipal de SP). O Índice cria uma avaliação a partir de seis indicadores definidos pela diretoria do Sinesp como base para a garantia da qualidade do ensino: gestão de pessoas, apoio técnico da secretaria de educação às escolas, capacitação, ambiente físico e equipamentos escolares, saúde e violência. A proposta de consultoria tem como objetivo reproduzir, a partir das demandas temáticas específicas da diretoria, esta pesquisa – em formato eletrônico – em todos os locais de trabalho de sua base sindical.

Escola Sindical

O método de Escola Sindical é estruturado em formato de ensino à distância, podendo ser acessado pelo computador pessoal dos sindicalizados, havendo encontros presenciais e apoio de tutores. A proposta que o Instituto Cultiva faz é de criação de três níveis iniciais de cursos: básico, intermediário e avançado. Cada nível seria estruturado com material de apoio (um caderno inédito de textos), textos e vídeos complementares, estrutura de aulas (ou módulos temáticos), fóruns de dúvidas e de discussão à distância e tutoria regional.

 

A cada período, um encontro presencial com os cursistas (por região e/ou nacional), em formato de seminário, concluirá uma etapa ou o próprio curso.

 

Ao final de cada curso, os participantes receberão um certificado assinado pela consultoria e direção sindical.

 

A estruturação de uma Escola Sindical própria, por meio de:

  1. formação de equipe de educadores sindicais do sindicato;
  2. formatação da estrutura administrativa e de gestão desta escola;
  3. construção de todo material didático e metodológico dos cursos oferecidos;
  4. assessoria e apoio pedagógico do Instituto Cultiva nos primeiros meses de funcionamento.

Materiais