“Periferia não é lugar de carência. É preciso cuidar, revitalizar, levar emprego reduzir as desigualdades urbanas”. Foi uma das sínteses do arquiteto, urbanista, professor universitário, escritor e político brasileiro Nabil Bonduki na live dominical do Instituto Cultiva, o Cultiva em Revista.
Nabil fez um amplo diagnóstico dos principais problemas que afligem boa parte das cidades, independente do tamannho da população. Passando pela mobilidade, com a crise de financiamento do transporte coletivo, até mudanças climáticas provocando enchentes, deslizamentos e desabrigados.
O arquieto e urbanista também analisou que muitos problemas das cidades podem ser resolvidos regionalmente, uma vez que a expressiva maioria dos municípios brasileiros tem menos de 200 mil habitantes.
Acesse o site de Nabil Bonduki
Nabil deve voltar para participar de outras lives em que serão debatidas as eleições municipais.
Cerco se fechando
Na análise e um balanço da semana, a informação que o cerco está fechando e que a Justiça se aproxima da deputada federal Carla Zambelli. Além da análise das falas e atitudes do presidente argentino, Javier Milei.
Bola Cheia e Bola Murcha
A Conib (Confederação Israelita do Brasil) emplacou o Bola Murcha da semana. Em contraponto, o Bola Cheia ficou com o jornalista Breno Altman.
Frase da Semana
“A China, até outro dia, tinha um PIB menor que o do Brasil, era um país muito pobre. Qual foi a revolução que aconteceu na China? Primeiro, investimento em educação” (Presidente Lula)
Dica Cultural
Pearl, filme de 2022, foi a dica cultural de Ademir Castellari. O filme narra a história de um personagem que sonha em ser atriz e vive com uma mãe severa e um pai adoentado. Filme pago na plataforma Amazon ou no Telecine.
Perdeu a live ao vivo? Assista aqui
https://www.youtube.com/live/gUt-neOyD64?si=7W0njVcL5av3dCyJ
Ainda não é inscrito em nosso canal no You Tube? Inscreva-se aqui
Jornalista com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Passou pela redação dos principais jornais mineiros cobrindo política e economia. Assessor de ONGs de trabalhadores aposentados e membro do Instituto Cultiva desde julho de 2023.