Notícias e informações sobre a guerra em Israel – principalmente a de que crianças estão entre as maiores vítimas – chocam e deixam evidente a desumanidade. E, também, trata-se de um genocídio. Tema principal do Ponto de Encontro, live das quintas-feiras do Instituto Cultiva, o debate com membros da comunidade reuniu o sociólogo José Jesus, as educadoras Maria Cristina Leal e Patrícia Crepaldi e o psicológo Sérgio Paes de Barros. Além do apresentador Cássio Semká Oliveira e o jornalista Heraldo Leite.
“Há uma diferença entre genocídio e limpeza étnica“, observou Sérgio Barros. “Limpeza étnica é uma deportação forçada. O que está havendo em Israel, não há dúvida, é um genocídio, um massacre“, acrescentou.
“É uma notícia chocante, que expõe a desumanidade“, afirmou José Jesus, ao fato de milhares de pessoas estarem doentes pela falta de qualidade da água. “Isto é chocante e até difícil de comentar“, lamentou.
Leia sobre doenças em Gaza
Já a educadora Maria Cristina Leal chamou a atenção para o fato de que já morreram mais jornalistas neste conflito do que em 20 meses da guerra na Ucrânia. “É evidente que querem cercear a informação. Querem matar quem tem outro olhar para o conflito“, afirmou.
Outra educadora, Patrícia Crepaldi, concordou com a postura mais serena do govermo no campo diplomático. “É preciso ter cuidado para não despertar o antissemitismo. Para não deflagar uma nova perseguição aos judeus”, definiu.
Acesse aqui os slides (em .PDF)
Os convidados
Patrícia Crepaldi – Mestra em Ciências Sociais – PUC-SP (bolsista do Programa Bolsa Mestrado SEE-SP), pós graduada em Gestão Escolar, Direito Educacional, em Arte Educação e Novas Tecnologias e em Mídias na Educação – UFPE/USP, Pedagoga. Trabalhou nas redes Municipal e Estadual de São Paulo por quase dez anos, atuando como professora e Coordenadora Pedagógica, bem como em cursos superiores de Licenciatura como Docente e Coordenadora de EAD. Trabalha atualmente com formação continuada de professores e está lançando sua editora.
José Jesus – Técnico Bioquímico, Pedagogo Alfabetizador (1989) e aprendiz de Advogado (2020). Atuação preponderante em escolas públicas de periferia, educador na Pedagogia da Alternância, portanto, forte atuação no meio rural. Aposentado da Secretária de Estado da Educação do Distrito Federal Professor da Educação Básica.
Maria Cristina Leal – Aposentada como professora titular de educação da UFF. Trabalhou com sociologia da educação, educação brasileira e política para infância e adolescência na Uerj como professora visitante.
Sérgio Paes de Barros – Nascido em Santos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social e do Trabalho pela USP, Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. É da área de Psicologia Social e do Trabalho, com ênfase na relação Saúde Mental e Sociedade.
Assista à íntegra da live
Veja também no Canal Cultiva
A Agência de Notícias Cultiva é o setor do Instituto Cultiva responsável pela produção, redação e publicação das reportagens. Sugestões de pauta, erros e críticas podem ser enviados pelo WhatsApp (31) 99577-6556.