A menor evasão escolar da história de Belo Horizonte. Esse é o saldo de um ano e meio de Comunidades Educadoras, da Cultiva, na capital mineira. Batizado de MapAtivo, o programa contribuiu para o índice de evasão escolar na rede municipal da maior cidade de Minas ficar abaixo de 1%.
“Pra gente entender o outro, a gente só precisa ir lá e ver: qual é a situação e sentir na pele o que estão passando”.
A frase da articuladora comunitária e professora Carla Adriana da Silva não poderia resumir melhor o programa Comunidades Educadoras, já reconhecido internacionalmente, como, por exemplo, a Unesco.
Através de visitas às famílias dos estudantes e com a coleta e análise desses dados, desenvolvemos um programa de apoio ao aluno e, principalmente, à mãe. Por que a mãe?
“Segundo o IBGE, é a mãe que se constitui no Brasil como o principal fator de desempenho escolar dos alunos. O resultado é sempre muito impressionante em todos os lugares que implantamos, como Contagem e Suzano e, agora, BH”, afirma o presidente da Cultiva, Rudá Ricci.
A Cultiva tem o orgulho de encerrar o ciclo em BH com o índice histórico de menor evasão escolar e a felicidade de anunciar um novo ciclo de Comunidades Educadoras: agora em Araraquara, cidade do interior paulista com mais de 230 mil habitantes.
A Agência de Notícias Cultiva é o setor do Instituto Cultiva responsável pela produção, redação e publicação das reportagens. Sugestões de pauta, erros e críticas podem ser enviados pelo WhatsApp (31) 99577-6556.