(31) 9 9577-6556

Supervisores socializam atividades de aprendizagem

Um bom exemplo sempre merece ser compartilhado e replicado a outras pessoas. E foi o que fizeram os Supervisores de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Suzano/SP. Durante os dois Seminários de Boas Práticas de Aprendizagem, os profissionais socializaram algumas atividades realizadas nas escolas da rede municipal, que também podem dialogar com o Projeto Prevenir a Violência Escolar, que vem sendo implantado há um ano sob a consultoria do Instituto Cultiva.

O primeiro passo foi o levantamento das práticas pedagógicas já realizadas no munícipio. A proposta trabalhou as ações em convergência com o Projeto para contribuir com a resolução e superação de situações como queda brusca de desempenho e dificuldade crônica de aprendizagem. Os supervisores observaram para cada escola, buscaram as experiências mais concretas e compartilharam com os colegas e com a equipe do Instituto Cultiva.

Durante reunião com as equipes de Coordenação, Supervisores da Secretaria Municipal de Educação e os consultores do Instituto Cultiva, realizadas em dois encontros, um pela manhã e outra a tarde, foram apresentadas 12 boas práticas pedagógicas.  São atividades como projetos de Leitura, combate ao Bullying, prevenção à violência, revitalização de espaços e jardins, sarau, festas temáticas, aulas de experimentação, jogos, brincadeiras e práticas esportivas fora da escola.

A partir das apresentações o Instituto Cultiva faz uma reflexão para considerar como adaptar as práticas à proposta do Projeto Prevenir a Violência Escolar.