Instituto Cultiva

Projeto Suzano

CONHEÇA O PROJETO PREVENIR A VIOLÊNCIA ESCOLAR:
IMPLANTAÇÃO DAS COMUNIDADES EDUCADORAS

Conheça o ProjetoAcesso Articulador

Sobre o projeto

Observamos que, a cada ano a educação pública passa por transformações e surgem novos desafios. Diante de um cenário de incertezas encontramos como principais obstáculos: a queda de desempenho escolar, o aumento na violência no meio acadêmico, a evasão e infrequência por parte dos alunos. Este cenário não é diferente na cidade Suzano – SP, que luta para não sofrer o reflexo causado por vários fatores que podem impactar diretamente nos indicadores da educação municipal.

Assim, superar e/ou melhorar a aprendizagem desigual entre os estudantes, neste caso, especificamente da rede municipal, precisa levar em conta a multiplicidade de fatores que contribuem para a geração de baixo desempenho escolar e, especialmente, o aumento dos índices de violências, tais como os estímulos cognitivos diferenciados e as condições de socialização.

Desta forma, diante da complexidade de fatores que envolvem a dimensão escolar, consideramos que prevenir a violência escolar deve refletir, além das dificuldades de aprendizagem, a compreensão das situações de vulnerabilidade psicossocial em que os alunos estão inseridos.

O Projeto Prevenir a Violência Escolar: Implantação das Comunidades Educadoras em Suzano – SP, se estrutura a partir da visita de educadores –  nomeados de articuladores comunitários –, às famílias dos estudantes da rede municipal, que vão colher dados e gerar informações sobre condições de vida, tempo de convívio familiar, acesso a bens culturais e sociais, acolhida comunitária e acompanhamento dos responsáveis em relação aos estudos e progressão na carreira estudantil. Cada escola 7 definirá um articulador comunitário que realizará duas visitas semanais às famílias de alunos da sua unidade escolar. 

as Visitas

As visitas semanais dos articuladores comunitários envolverão famílias de estudantes que apresentarem duas dessas cinco situações:

a) Queda brusca de desempenho escolar nos últimos quatro meses;

b) Sinais de violência (como vítima ou autor);

c) Sinais de abandono;

d) Residência em área de risco – vulnerabilidade social;

e) Evasão e infrequência.

 

A coleta

A partir da coleta informações técnicas, são gerados relatórios analíticos para a Secretaria Municipal de Educação.

Serão produzidos relatórios analíticos mensais e um levantamento descritivo, para cada aluno/família visitada, descrevendo seis indicadores da situação (composição familiar, descrição da residência, situação social familiar, principais hábitos sociais e culturais da família, motivos de comportamento de risco do estudante, característica das relações interpessoais da família), cruzando tais indicadores com o comportamento do estudante na escola que originou a visita.

Os articuladores comunitários serão formados para este fim, num programa inicial de 40 horas presenciais, sendo realizadas reuniões de acompanhamento e revisão técnica com essa equipe a cada dez dias. As visitas seguirão um roteiro de registros (observação e entrevista com responsáveis pelo aluno) que será lançado num banco de dados elaborado pelo Instituto Cultiva, a partir do qual serão produzidas tabelas e relatórios analíticos, com destaque para os 06 indicadores citados acima, que serão discutidas nas escolas.

Um dos relatórios apresentados é o Protocolo de classificação e Encaminhamento de casos urgentíssimos e urgentes, após uma análise criteriosa dos técnicos envolvidos com o programa, de cada situação encontrada pelos articuladores comunitários durante as visitas às casas das famílias dos estudantes.

Vídeos

PROJETO PREVENIR A VIOLÊNCIA ESCOLAR

Confira nossos vídeos

FORMAÇÃO DE DOCENTES

Confira nossos vídeos

Linha do Tempo

Acompanhe a trajetória do Projeto Suzano Prevenir a Violência: Implantação das Comunidades Educadoras em Suzano, cidade da região metropolitana de São Paulo. O programa é desenvolvido pelo Instituto Cultiva junto à Secretaria Municipal de Educação e tem como principal objetivo a criação de uma rede territorial de proteção e prevenção da violência escolar para atender famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, são construídos caminhos para lidar com as transformações e novos desafios da educação pública, tais como a queda de desempenho escolar, aumento da violência no meio acadêmico, a evasão e infrequência por parte dos estudantes.

Julho de 2019
Agosto de 2019
Setembro de 2019
Outubro de 2019
Novembro de 2019
Dezembro de 2019
Janeiro de 2020
Fevereiro de 2020
Março de 2020
Abril de 2020
Maio de 2020
Junho de 2020

Julho de 2019

Apresentação do Projeto Prevenir a Violência: Implantação das Comunidades Educadoras no município de Suzano/SP. Aprovação do plano de trabalho pela Secretaria Municipal de Educação (SME), e entrega dos cadernos de formação a coordenadores pedagógicos, diretores e articuladores.

Agosto de 2019

Formação e preparação da equipe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação responsável pela coordenação do projeto, com alinhamento de rotinas e detalhamento das atividades. Início da Formação Continuada de coordenadores pedagógicos e diretores das escolas – apresentação do programa e discussão sobre o papel dos diretores e coordenadores. Lançamento da página virtual do programa e da plataforma de consultoria online para a equipe de coordenação do projeto. Nesta plataforma online são disponibilizados materiais, relatórios e documentos produzidos pela consultoria, além de ser um canal adicional de comunicação entre a equipe.

 

Setembro de 2019

Elaboração de formulário on-line para lançamento de dados coletados pelos articuladores comunitários. Definição e criação da equipe de articuladores comunitários. Entrega do primeiro caderno e do vídeo de formação de docentes com o tema família e novos arranjos familiares. Realização do 2º encontro para formação de coordenadores pedagógicos e diretores sobre o papel e a função dos mesmos, e sobre a temática da formação docente.

 

Outubro de 2019

Realização do curso de formação para equipe de articuladores comunitários que inclui o estudo de conceitos de educação, políticas públicas, novos arranjos familiares, papel da família na formação das crianças e adolescentes, papel e função dos articuladores comunitários, realização de simulados sobre as visitas e lançamento de dados. Têm início as visitas às primeiras 40 famílias de estudantes da educação básica, indicadas pela direção das escolas; reuniões técnicas com a SME para avaliação da formação dos articuladores e docentes. Começa a Formação Continuada de Docentes.

 

Novembro de 2019

O Instituto Cultiva entrega o primeiro relatório analítico dos 85 casos visitados pelos articuladores comunitários e apresenta recomendações técnicas à SME. Realização do 4º encontro de formação continuada de diretores e coordenadores pedagógicos com os temas: apresentação de dados das famílias visitas e tipos de gestão e ações no ambiente escolar. Início da segunda etapa de acompanhamento do trabalho dos articuladores comunitários com a realização de oficina formativa para escuta e socialização de casos. Construção do fluxo de análise de dados e do primeiro protocolo de encaminhamentos.

 

Dezembro de 2019

Entrega de planilha síntese de 170 casos com indicadores analíticos lançados pelos articuladores até novembro. Continuação da Formação Continuada de Docentes. Reunião com a equipe da SME da prefeitura de Suzano para avaliação semestral do Projeto, executado em conjunto com a Consultoria do Instituto Cultiva, para acompanhamento e alinhamentos necessários à sua continuidade. Apresentação de proposta de cronograma para 2020. Entrega do 1º Boletim Informativo sobre o projeto Prevenir a Violência: Implantação das Comunidades Educadoras no município de Suzano/SP para socialização, junto às escolas, das informações analisadas sobre as famílias visitadas pelos articuladores comunitários nos meses de outubro e novembro de 2019.

 

Janeiro de 2020

Mês dedicado ao planejamento das atividades e produção de materiais. Síntese das atividades: elaboração do Caderno 2 de Formação Docente; revisão e atualização do Formulário dos Articuladores Comunitários (plataforma on-line). Reuniões de trabalho da equipe do Cultiva para planejamento semestral e discussão das ferramentas adotadas.

 

Fevereiro de 2020

Realização do 5º encontro de formação continuada de diretores e coordenadores pedagógicos com o tema Gestão participativa e fluxos de gestão escolar. Oficinas formativas realizadas por especialista em projetos de cuidado a populações vulneráveis; participaram a equipe do gabinete da SME, diretores, coordenadores pedagógicos e articuladores comunitários sobre análise aprofundada de casos e construção de encaminhamentos a especialista. Assessoria à equipe do gabinete da SME, para acompanhamento geral da implantação do projeto e construção de protocolos de encaminhamento dos casos identificados pelos articuladores e articulação junto às secretarias parceiras do projeto (Assistência Social e Saúde). Produção e entrega do instrumento Agenda de Equipamentos e Entidades de Suzano. Reinício das visitas dos articuladores comunitários às famílias dos alunos da rede municipal de Suzano/SP.

Março de 2020

Assessoria à equipe do gabinete da SME, com foco nas análises e classificação dos casos. Finalização da produção e entrega do 2º caderno de formação docente e respectivo vídeo, os materiais abordaram o tema da violência escolar. Atividades presenciais suspensas em razão das medidas para prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus, conforme determinações de decretos municipais e do estado de São Paulo. Secretário Municipal de Educação, gabinete da SME e equipe técnica do Instituto Cultiva definem a manutenção das atividades de elaboração e produção de materiais, acompanhamento das atividades via plataforma moodle e reuniões virtuais semanais entre as equipes de coordenação. Apresentação à SME do protocolo de classificação de casos urgentíssimos e urgentes elaborado pelo Instituto Cultiva, instrumento que apresenta a caracterização dos casos classificados e proposta de encaminhamentos frente às situações encontradas.

Abril de 2020

Realização de reuniões virtuais semanais de assessoria à Coordenação do projeto, com foco na leitura de discussão sobre os casos classificados como urgentíssimos e urgente. Início do Ciclo de Socialização do Protocolo de Classificação com Diretores e Coordenadores Pedagógico e análise conjunta de casos específicos das escolas. O Ciclo de Socialização foi realizado pela plataforma virtual Google Meet, com a seguinte estrutura: contextualização geral da execução da análise dos casos; Protocolo de classificação e propostas de encaminhamentos dos casos; Leitura e discussão de um caso de cada escola presente; Sugestão de alternativas; Discussão e propostas de encaminhamentos. Estiveram presentes, a equipe de Coordenação e Supervisores da SME, os Diretores e Coordenadores Pedagógicos das escolas Abraão de Moraes, Ana Rita, Ângela Martins, Augustinha, CAIC, Celia, Edna Leite e Paulo Henrique e a Equipe do Instituto Cultiva. Nas reuniões virtuais de socialização, as análises dos casos tiveram como destaques as demandas para assistência social e as situações de queda brusca de desempenho e dificuldades de aprendizagem. Além disso, durante o mês foi elaborado material gráfico do Protocolo de Classificação e Encaminhamentos.

 

Maio de 2020

· Trabalhos desenvolvidos por meio de reuniões virtuais durante o mês de maio;

· Realização do 8º Encontro de Formação continuada com todos os diretores e pedagogos das escolas municipais participantes do projeto.

· Assessoria à equipe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação – SME, para acompanhamento geral da implantação do projeto em reuniões virtuais semanais.

· Assessoria técnica à equipe da SME para análise e encaminhamento dos casos identificados nas visitas dos articuladores comunitários, a partir dos protocolos de classificação construídos.

· Produção de documento com a caracterização dos casos a partir das questões pedagógicas.

Junho de 2020

  • Continuidade dos trabalhos no formato virtual por conta da pandemia;
  • Reunião para discussão da Planilha do Conselho de Classe e Coordenação Pedagógica com Supervisores e diferentes segmentos Secretaria Municipal de Educação.
  • Reunião com articuladores comunitários e a equipe de consultores do Instituto Cultiva, para apresentação das classificações e análise de casos realizados com foco na visão pedagógica e assistencial.
  • Primeiro encontro de apresentação das Boas Práticas com os supervisores, para socialização e discussão de estratégias pedagógicas para lidar com as demandas analisadas dos casos indicados pelos articuladores comunitários.
  • Conferência com docentes, realizada em dois momentos, por meio de videoconferência, contou com a participação de 820 profissionais da SME. Oportunidade para partilhar com todos o trabalho desenvolvido até o momento. O Cultiva também anunciou o curso EAD sobre Violência Contemporânea e Mediação de Conflitos, disponibilizado a toda a rede municipal de ensino de Suzano/SP.

Notícias suzano

CURSO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS 

CURSO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS 

Tema Cultura de paz nas escolas encerra discussões no curso para educadores de Suzano/SP As estratégias para a construção de uma cultura de paz nas escolas foi o tema da última videoconferência do curso de Mediação de Conflitos, realizado para educadores da rede...

RODA DE CONVERSA COM DOCENTES

RODA DE CONVERSA COM DOCENTES

Professoras relatam casos durante curso de Mediação de Conflitos A última roda de conversa entre os docentes da rede municipal de ensino de Suzano e a equipe do Instituto Cultiva, foi marcada pela troca de experiências, relatos de alguns dos casos vivenciados nas...

CURSO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

CURSO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Formação a distância é oferecido a profissionais da Educação em Suzano/SP O Instituto Cultiva iniciou o curso de Mediação de Conflitos para mais de 900 profissionais da rede municipal de ensino de Suzano/SP. A atividade é oferecida na plataforma EAD e faz parte do...

i

Baixe a cartilha completa

i

Cadernos e materiais de formação

Caderno de Formação Continuada
DOS DOCENTES

Caderno de Formação Continuada DOS DOCENTES

Função e Orientações para a prática do
SUPERVISOR PEDAGÓGICO

Função e Orientações para a prática do SUPERVISOR PEDAGÓGICO

Caderno de Formação para ARTICULADORES COMUNITÁRIOS

Caderno de Formação para ARTICULADORES COMUNITÁRIOS

Funções e Orientações para a prática do
DIRETOR ESCOLAR

Funções e Orientações para a prática do DIRETOR ESCOLAR

Curso Mediação de Conflitos – Rede Suzano