Instituto Cultiva
Projeto SuzanoCONHEÇA O PROJETO PREVENIR A VIOLÊNCIA ESCOLAR:
IMPLANTAÇÃO DAS COMUNIDADES EDUCADORAS
Sobre o projeto
Observamos que, a cada ano a educação pública passa por transformações e surgem novos desafios. Diante de um cenário de incertezas encontramos como principais obstáculos: a queda de desempenho escolar, o aumento na violência no meio acadêmico, a evasão e infrequência por parte dos alunos. Este cenário não é diferente na cidade Suzano – SP, que luta para não sofrer o reflexo causado por vários fatores que podem impactar diretamente nos indicadores da educação municipal.
Assim, superar e/ou melhorar a aprendizagem desigual entre os estudantes, neste caso, especificamente da rede municipal, precisa levar em conta a multiplicidade de fatores que contribuem para a geração de baixo desempenho escolar e, especialmente, o aumento dos índices de violências, tais como os estímulos cognitivos diferenciados e as condições de socialização.
Desta forma, diante da complexidade de fatores que envolvem a dimensão escolar, consideramos que prevenir a violência escolar deve refletir, além das dificuldades de aprendizagem, a compreensão das situações de vulnerabilidade psicossocial em que os alunos estão inseridos.
O Projeto Prevenir a Violência Escolar: Implantação das Comunidades Educadoras em Suzano – SP, se estrutura a partir da visita de educadores – nomeados de articuladores comunitários –, às famílias dos estudantes da rede municipal, que vão colher dados e gerar informações sobre condições de vida, tempo de convívio familiar, acesso a bens culturais e sociais, acolhida comunitária e acompanhamento dos responsáveis em relação aos estudos e progressão na carreira estudantil. Cada escola 7 definirá um articulador comunitário que realizará duas visitas semanais às famílias de alunos da sua unidade escolar.
as Visitas
As visitas semanais dos articuladores comunitários envolverão famílias de estudantes que apresentarem duas dessas cinco situações:
a) Queda brusca de desempenho escolar nos últimos quatro meses;
b) Sinais de violência (como vítima ou autor);
c) Sinais de abandono;
d) Residência em área de risco – vulnerabilidade social;
e) Evasão e infrequência.
A coleta
A partir da coleta informações técnicas, são gerados relatórios analíticos para a Secretaria Municipal de Educação.
Serão produzidos relatórios analíticos mensais e um levantamento descritivo, para cada aluno/família visitada, descrevendo seis indicadores da situação (composição familiar, descrição da residência, situação social familiar, principais hábitos sociais e culturais da família, motivos de comportamento de risco do estudante, característica das relações interpessoais da família), cruzando tais indicadores com o comportamento do estudante na escola que originou a visita.
Os articuladores comunitários serão formados para este fim, num programa inicial de 40 horas presenciais, sendo realizadas reuniões de acompanhamento e revisão técnica com essa equipe a cada dez dias. As visitas seguirão um roteiro de registros (observação e entrevista com responsáveis pelo aluno) que será lançado num banco de dados elaborado pelo Instituto Cultiva, a partir do qual serão produzidas tabelas e relatórios analíticos, com destaque para os 06 indicadores citados acima, que serão discutidas nas escolas.
Um dos relatórios apresentados é o Protocolo de classificação e Encaminhamento de casos urgentíssimos e urgentes, após uma análise criteriosa dos técnicos envolvidos com o programa, de cada situação encontrada pelos articuladores comunitários durante as visitas às casas das famílias dos estudantes.
FORMAÇÃO DE DOCENTES
Confira nossos vídeos
SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO
Confira nossos vídeos
Linha do Tempo
Acompanhe a trajetória do Projeto Suzano Prevenir a Violência: Implantação das Comunidades Educadoras em Suzano, cidade da região metropolitana de São Paulo. O programa é desenvolvido pelo Instituto Cultiva junto à Secretaria Municipal de Educação e tem como principal objetivo a criação de uma rede territorial de proteção e prevenção da violência escolar para atender famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, são construídos caminhos para lidar com as transformações e novos desafios da educação pública, tais como a queda de desempenho escolar, aumento da violência no meio acadêmico, a evasão e infrequência por parte dos estudantes.
Notícias suzano
Simplicidade é a chave do sucesso
Jornalista Lucia Faria Autointitulado workaholic e apaixonado pelo que faz, o cientista político Rudá Ricci se joga por completo nos projetos em que se envolve. Foi assim desde o início de sua trajetória no universo estudantil, ainda em Tupã, no interior de São Paulo....
Articuladores desenvolvem um novo olhar para as crianças
Jornalista Lucia Faria “Quando vejo alguém que se corta ou que sofre bullying, eu acabo sendo responsável. A gente minimiza o problema hoje e depois ele vem com uma arma. Houve articulador que soube de criança que, aos nove anos, se cortava. É muito peso e muita dor....
Suzano quebra as barreiras entre escolas e famílias para prevenir a violência escolar
Rede de proteção às crianças rompe fronteiras também entre as Secretarias Jornalista Lucia Faria “Quando as pessoas têm o básico assistido, elas podem olhar para outros lugares. E daí talvez possam fazer com que a criança dessa família atenda ao chamado da educação...
Downloads
MATERIAIS
Agenda de Entidades e Equipamentos – Suzano
Boletim – Projeto Prevenir a Violência Escolar
Prevenir a Violência Escolar – Protocolo
Cadernos e materiais de formação
INFOGRÁFICO – CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
INFOGRÁFICO – CARACTERÍSTICAS PSICOSSOCIAIS
INFOGRÁFICO – CARACTERÍSTICAS COGNITIVAS
LIVRO – DESENVOLVIMENTO HUMANO
COMUNIDADES EDUCADORAS – EXPERIÊNCIA
FORMAÇÃO DOS CONSELHOS TUTELARES
O QUE SÃO CONSELHOS DE GESTÃO PÚBLICA?
Caderno de Formação Continuada: DOCENTES – 1
Caderno de Formação Continuada: DOCENTES – 2
Caderno de Formação: ARTICULADORES COMUNITÁRIOS
Funções e Orientações para a prática:
DIRETOR ESCOLAR
Função e Orientações:
SUPERVISOR PEDAGÓGICO
Curso Mediação de Conflitos – Rede Suzano
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
CARTILHA: CENTRO
CARTILHA: NORTE
CARTILHA: SUL
1ª VIDEOCONFERÊNCIA
2ª VIDEOCONFERÊNCIA
3ª VIDEOCONFERÊNCIA
3ª VIDEOCONFERÊNCIA
PROTOCOLOS DE AÇÃO
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Manhã
Tarde
1ª Videoconferência
Manhã
Tarde
2ª Videoconferência
Manhã
Tarde
3ª Videoconferência
Manhã
Tarde
1ª Roda de Conversa
2ª Roda de Conversa
3ª Roda de Conversa
Educação Socioemocional
MÓDULO I
MÓDULO II
MÓDULO III
PLANO DE AULAS – COMUNIDADES EDUCADORAS
1ª Videoconferência
Manhã
Tarde
2ª Videoconferência
Manhã
Tarde
3ª Videoconferência
Manhã
Tarde