Formação de Conselheiros e Lideranças Sociais

O Instituto Cultiva desenvolve cursos regulares para Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares, em três níveis temáticos:
Básico: legislação sobre conselhos de gestão pública (de direitos ou temáticos) no Brasil, organização e estruturação (paritários, deliberativos ou consultivos), funcionamento de fundos especiais e organização de reuniões.
Intermediário: ciclo orçamentário, formas de controle do orçamento público, planejamento estratégico, políticas públicas territoriais, formas de comunicação social e interna.
Avançado: estrutura do Estado brasileiro, mudanças recentes (reformas administrativas), relação da sociedade civil com Estado (parlamentos, executivos e judiciário), outras modalidades de gestão participativa no Brasil e no mundo (teorias sobre democracia deliberativa e democracia monitória).
Temas específicos para conselheiros tutelares: papel dos Conselhos de Direitos da Criança e Adolescente e sua relação com os conselhos tutelares, ECA, funções do conselheiro tutelar, legislação e normas específicas, território de atuação, as mudanças no perfil das famílias e novas formas de sociabilidade infanto-juvenis no Brasil.
Programas de formação de lideranças sociais, em bairros ou comunidades (incluindo rurais), com foco no papel da liderança, formas de organização, organização e reconhecimento territorial, planejamento e comunicação social.