O PSD (Partido Social Democrático) é a maior ameaça ao Pl (Partido Liberal) nas eleições municipais de outurbro – de acordo com a avaliação de liderança da prórpria agramiação liberal. O partido, segundo o presidente Gilberto Kassab, quer chegar aos mil prefeitos este ano. E já conta atualmente com mais de 50% dos prefeitos do interior paulista.
O lento julgamento do ex-juiz Sérgio Moro e o despreparo do ex-presidente Jair Bolsonaro também foi analisados na live das quartas-feiras do Instituto Cultiva.
Acesse aqui os slides (em .PDF)
‘Toda ditadura é corrupta’
“Toda ditadura é corrupta“, afirmou o presidente do Instituto Cultiva, Rudá Ricci em seu ‘aulão’ sobre a ditadura militar instauarada no Brasil em 1964. O cientista político alinhou cinco tópicos principais para elucidar alguns fatos sobre o período.
Uso do Aparelho do Estado
O Estado foi usado e aparelhado e usado para perseguir adversários políticos. “Isso é corrupção“, garantiu Rudá.
Massacre de índigenas
Foram mais de 8 mil indígenas mortos. “O povo Krenak sofreu tortura, prisões, teve indivíduos submetidos a maus tratos, trabalho forçado e deslocamento compulsório de seu território“, denunciou.
Cortes na educação
“Durante o período os gastos com educação diminuíram de 7,8% para 5% do PIB”. “A ditadura foi um grande mal para a educação no Brasil“, apontou Rudá Ricci.
Policiais, traficantes e contrabandistas
O famigerado delegado Sérgio Paranhos Fleury – um dos maiores torturadores da ditadura – também esteve envolvido com tráfico de drogas e grupos de extermínio, além de liderar o Esquadrão da Morte.
Choque do petróleo e juros dos EUA
Com a crise do petróleo de 1973, os EUA aumentaram em dez vezes sua taxas de juros para os empréstimos a países subdesenvolvidos. A economia sofreu um colapso, o que abalou o regime militar. Seu fim se deu com a eleição indireta de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral, em 1985.
Acesse aqui o ‘Aulão do Rudá’
Perdeu a live? Assista aqui
Ainda não é inscrito no Canal Cultiva? Inscreva-se aqui
A Agência de Notícias Cultiva é o setor do Instituto Cultiva responsável pela produção, redação e publicação das reportagens. Sugestões de pauta, erros e críticas podem ser enviados pelo WhatsApp (31) 99577-6556.