(31) 9 9577-6556

Quem Somos

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. - Paulo Freire
Rudá Ricci

Diretoria

Mestre em Ciência Política e doutor em Ciências Sociais, presidente do Instituto Cultiva. Condecorado com a medalha do Grande Mérito Educacional de Minas Gerais, ex-consultor da ONU e avaliador de projetos de desenvolvimento territorial financiados pelo Banco Mundial. É o coordenador nacional da Articulação Brasileiro do Pacto Educativo Global (ABPEG), liderado mundialmente pelo Papa Francisco.

Franciele Alves

Diretoria

Socióloga, Educadora popular, Mestre em Educação (UEM), Especialista em Antropologia Cultural/PUC-PR e Doutoranda em Antropologia e Arqueologia pela UFPR, com pesquisa na área de antropologia visual e etnologia indígena. Coordenou cursos de formação para conselheiros, profissionais da educação e estudantes da rede pública e consultorias diversas para entidades de classe, órgãos, instituições e poder público. Foco em temas voltados à violência escolar, mediação de conflitos, criação de redes de proteção, formação para cidadania ativa e políticas públicas. Experiência em gestão e implantação de projetos em comunidades indígenas, com foco na valorização cultural e segurança alimentar. Vice-presidente do Instituto Cultiva e coordenadora do projeto Comunidades Educadoras em Contagem/MG e Suzano/SP.

Eduardo Brasileiro

Diretoria

Educador na Zona Leste de São Paulo e Sociólogo pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Possui Especialização em Auto-gestão e Economia Solidária (UNIFESP). Em 2018 participou em Roma do Curso de Educadores para a Cultura do Encontro, promovido pela Scholas Ocurrentes e pelo Vaticano. Faz parte da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara. Apresenta o Programa Paz e Bem de espiritualidade plural. Participa da Coordenação Nacional da 6ª Semana Social Brasileira e assessora a CNBB Sul 1 para esse assunto.

Fernanda Ricci

Diretoria

Farmacêutica. Foi gerente do laboratório de controle da qualidade e da produção de uma indústria química.

Cláudio Ribeiro Figueiredo

Conselho Fiscal

Advogado (Centro Universitário de Sete Lagoas). Consultor Jurídico do Instituto Cultiva. Vice-presidente do Instituto Terra de Minas. Assessor jurídico da Associação Beneficente da Criança Hospital da Criança (MG). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direito administrativo, direito público, orçamento público, receita federal do Brasil e direito tributário. Foi Coordenador Legislativo da Câmara Municipal de Sete Lagoas, Secretário Adjunto de Planejamento e Gestão, Secretário de Meio Ambiente, Secretário de Saúde, Assessor Especial Estratégico no mesmo município; Controlador Geral e Procurador Geral de Esmeraldas; Secretário de Saúde e Procurador Geral de Ribeirão das Neves; Secretário de Meio Ambiente e Planejamento de Diamantina.

Sâmara Nick

Conselho Fiscal

Pedagoga – Psicóloga
Membro da Frente Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente MG.
Membro Colaborador da Comissão Criança e Adolescente CRP\MG.
Membro Colaborador da Comissão Estadual de Apoio aos Conselhos Tutelares e os Conselhos Municipais.
Participante da Mesa Diretora do Fórum DCA de Governador Valadares.
Atuou em Gestão e Coordenação de Projetos na área da Infância e Adolescência em parceria com o Ministério da Justiça e Governo Municipal.
Atuou como Conselheira Municipal dos Direitos e Defesa da Criança e do Adolescente no município de Governador Valadares.
Atuou como Coordenadora Regional da Pastoral do Menor Diocese de Governador Valadares.
Experiência em diversos espaços dentro das escolas atuando como Professora, Orientadora Educacional, Coordenadora Pedagógica, Psicóloga Escolar, Psicóloga Institucional, no setor público e privado.
Atuou como professora de alfabetização, desde a formação e implantação do Método de Alfabetização Palavras Geradoras de Paulo Freire com crianças na década de 80.

Osires Gianetti

Coordenação da Comunicação

Psicólogo formado pela Unesp de Assis e acupunturista desde 2007. Desde 1982 foi cartunista, ilustrador e designer tendo publicado na Folha de São Paulo, revista Veja, Jornal da Tarde, Pasquim entre outros. Foi premiado no salão de humor de Piracicaba, concurso de humor Correio Popular de Campinas e Concurso de charges Folha de São Paulo, Prêmio Abril entre outros. Produziu e ilustrou publicações para Ongs ligadas à educação como o Cenpec, IBEAC, Fundação Santander, Fundação VW entre outras. Prestou serviços de comunicação interna e institucional para empresas como Goodyear, ICI – Tintas Coral, Banco de Boston, American Express, VW, Credicard, Citibank, Brasil Prev, Mapfre entre outras.

Cláudia Sapag Ricci

Coordenação EAD

Historiadora, com mestrado (História – PUC/SP) sobre a reformulação curricular de meados da década de 80 no estado de SP; doutorado (História Social – USP/SP) sobre a formação docente e pós-doutorado (Educação – Uminho/ Braga-Portugal) sobre currículo e livros didáticos. Professora de História do Centro Pedagógico UFMG, aposentada desde ago 2018. Coordenadora de EaD do Instituto Cultiva. Pesquisadora do LABEPEH- UFMG e Museu Ponto UFMG. Desde o ano passado consultora junto à SMED-BH. Áreas de atuação: formação docente, com foco nos temas Currículo; Avaliação; Materiais Didáticos.
Nesse projeto Comunidades Educadoras Belo Horizonte, atuará na coordenação da tutoria e na produção e/ou revisão do conteúdo de texto, vídeos, cadernos e materiais de formação em conjunto com a Coordenação geral e coordenações de apoio.

Dilma Célia Mallard Scaldaferri

Tutoria de Cursos

Professora de História formada pela FAFICH/UFMG. Mestre em Educação, pela UNINCOR, com complementação em Geografia pela FAE / UFMG. Habilitada em Supervisão e Administração da Escola de I Grau / Pedagogia/UEMG. Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental, pelo CEPEMG e em   Aperfeiçoamento em Educação a Distância pelo CAED UFMG.

Atuou no Ensino Médio e Fundamental das redes municipal, estadual e particular de Belo Horizonte de 1974 a 1995.

Pesquisadora do LABEPH (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História) FAE/CP /UFMG e do Grupo POLIS e MNEMOSINE do Curso de Pós Graduação da UEMG /BH/MG.

Produziu material didático para editoras MIGUILIM e FTD e atuou em projetos, oficinas, cursos, consultoria pedagógica na área educacional em instituições públicas e privadas de MG.

Tutora ou professora formadora e autora de material didático  nos cursos: EaD Produção de Material Didático (LABEPEH/FAE/CP/UFMG); Educação Ambiental (CAED/UFMG); Educação Científica (CAED/UFMG);  Didática (SINESP/Instituto Cultiva), Tecnologias de comunicação relações éticas nas práticas pedagógicas e de gestão escolar,  (SINESP/Instituto Cultiva); Formação Cidadã: Plano Municipal de Educação (SINESP/Instituto Cultiva), Política Educacional e Financiamento da Educação: temas inspiradores no Currículo da Cidade (SINESP/Instituto Cultiva).

Kelly Amaral de Freitas

Tutoria de Cursos

Kelly Freitas, pedagoga pela UFMG, mestrado em Educação pelo PPGE da UEMG e atualmente cursando doutorado na Escola Ciência da Informação da UFMG na linha memória, patrimônio e produção do conhecimento. Pesquisa sobre como as classes trabalhadoras estão representadas no Museu Histórico Nacional do RJ.
Trabalhou como coordenadora pedagógica dos 6º aos 9º anos na rede pública Municipal de Sete Lagoas. Trabalhou em vários projetos relacionados à educação museal, patrimônio cultural e ambiental numa perspectiva das cidades educadoras.
Em 2020 pelo Instituto Cultiva foi professora tutora no projeto Comunidades Educadoras de Suzano e em cursos ofertados em parceira com o SINESP.

Alessandra Marques Ávila

Consultoria Social

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (2001). Especialização em Psicologia e Educação pelo IPUSP (2003). Especialização em Desenho e Gerência de Políticas e Programas Sociais pelo INDES-BID/PMSP-SAS (2004). Especialização em Psicoterapia e Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo IPPIA (2009). Em formação em Psicanálise Winnicottiana pelo IBPW (atual). Atualmente é psicóloga/psicanalista – Clínica particular e Consultora/Assessora Técnica em Políticas e Programas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: SUAS – Sistema Único de Assistência Social, acompanhamento psicossocial à famílias em situação de risco, gestão do CRAS e CREAS na perspectiva do SUAS, psicologia e atuação do psicólogo na assistência social, proteção social, segurança social de convívio, medida de proteção de acolhimento institucional, redes de proteção social à crianças e adolescentes.

 

Wallace Armani

Consultoria Social

Professor de idiomas, tradutor e poliglota. Ensina inglês e italiano na Fundação Cefet Minas (FCM Idiomas) desde agosto de 2014. Mestrando em Sociologia Política (IUPERJ). Graduado em Secretariado Executivo (Uninter) e em Empreendedorismo (Unicesumar). Graduando em Letras – Inglês (Estácio), Sociologia (Uninter), Ciências Humanas (Estácio) e Ciências Econômicas (Unicesumar). Pós-graduando em Sociologia Política (IUPERJ), Sociologia do Trabalho e da Exclusão Social (Unyleya), Cooperação Internacional e Políticas Públicas (Uninter), Gestão do Conhecimento nas Organizações (Unicesumar) e Ciência Política: Poder e Establishment (Uninter).

Jean Paulo Silva Gabriel

Pesquisa, Análise de Conjuntura e Sindical

Gerente de Comunicação nas redes sociais do Instituto Cultiva. Bacharel em Humanidades (UFVJM).  Participou de projetos de criação gráfica e comunicação social (Pro-reitoria de Extensão e Cultura – UFVJM) e setores de comunicação de movimentos estudantis, e sociais. Tem experiência nas áreas de comunicação, com ênfase em gerenciamento de mídias sociais e criação gráfica. Atua nas áreas de educação, formação de professores, violência simbólica, artes e mídias.

Ademir Castellari

Pesquisa, Análise de Conjuntura e Sindical

Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursou a Escola Superior do Partido Comunista de Cuba.
Assessorou a direção estadual do MST/SP. Fundador do “Sampa.Org” (projeto pioneiro de inclusão digital em São Paulo e do Brasil, embrião da política de ID da PMSP). Organizou desde a primeira edição (2001) as Oficinas Para a Inclusão Digital do Brasil.
Trabalhou como educador popular ajudando na criação da Agência de Notícias Capão Online e da Rádio Biboca (rádio web).
Foi consultor do projeto de Inclusão Digital na Prefeitura de Osasco e do projeto C3rco – Centro de Recuperação, Reciclagem e Recondicionamento de Computadores de Osasco.
Assessorou a Coordenadoria do Orçamento Participativo da Prefeitura de São Paulo (status de vice-coordenador).
Editou e é coautor do livro “Redes e Ruas: Inclusão, Cidadania e Cultura Digital” (Secretaria de Cultura Municipal de São Paulo).
É diretor da ONG Sampa.Org e professor da Sociologia na Rede Pública de São Paulo.

Lume Freitas Dutra Bordin
Secretaria
 
Apoio administrativo e organização de documentos do Instituto Cultiva.
 

Educação

Trabalhamos com programas para formação de professores (presencial ou EAD), relação família-escola, elaboração de matriz curricular municipal e estadual, avaliação e currículo e formação para a cidadania (adolescentes e adultos, conselheiros e lideranças sociais). Em janeiro de 2017, nosso programa Comunidades Educadoras foi destacado pela UNESCO como uma das 16 experiências mais exitosas do mundo.

Gestão Pública

Desenvolvemos programas em reforma administrativa, gestão em rede (a partir de avaliações periódicas por censo nos municípios), elaboração de projetos estratégicos e monitoramento de resultados, elaboração e assessoria às Câmaras Municipais, formação de gestores e parlamentares.

Sindical

Assessoramos sindicatos nas áreas de formação sindical (cursos presenciais ou EAD e instalação de escolas sindicais), análise de conjuntura e pesquisas sobre condições de trabalho da categoria e práticas antissindicais.

Visite nosso canal no YouTube