Uma live especial no 8 de Março – Dia Internacional da Mulher resumindo as entrevistas com nove mulheres serviu como homenagem e reflexão no Butecultiva, live das sextas-feiras do Instituto Cultiva. As entrevistas foram feitas pela jornalista Maria Fernanda Passos, a Mafê.
As mulheres ganharam folga, mas os temas feminismo, machismo e o assustador aumento dos casos de feminicídio foram debatidos pelos apresentadores Rudá Ricci, Renzo Mora e Cássio Semká Oliveira. Além da participação de Rafael Bruza.
Nove reflexões
“Queremos mais mulheres na politica, mas não queremos uma Bia Kicis.” (Fernanda Melchiona – Deputada federal (PSOL-RS)
“8 de Março dá relevância à uma pauta que precisa ser tratada o ano inteiro.” (Jandira Feghali – Deputada federal (PCdoB – RJ)
“A vulnerabilidade também transforma a mulher em potência.” (Júlia Rocha – Médica, cantora e compositora
“Importante [os homens] que estejam nas mobilizações e participem. Mas é momento em que devem ficar de orelhas e olhos abertos, e boca bem fechada.” (Elenira Machado – Professora)
“Da puberdade à menopausa – Ainda assusto quando me chamam de senhora” (Angela Dippe – Atriz, humorista e escritora
“Fico muito orgulhosa de ver mais mulheres ocupando as redes para falar de assuntos predominantemente masculinos: politica, economia …” (Aline Dutra – a Esquerdogata das redes sociais)
“Não adianta as mulheres gritarem contra a violência se os homens, que praticam as violências, não estão do nosso lado.”– (Márcia Tiburi – Antropóloga e professora)
“A importância do que significa uma cidade gerida por mulher.” – (Maria do Rosário – Deputada Federal (PT-RS)
“O discurso de que ‘as mulheres precisam estar na politica’ acaba responsabilizando as proprias mulheres por nao estar nesse espaço, como se fosse uma falta de disposicao ou interesse”. – (Sâmia Bomfim – Deputada federal (PSOL-SP)
As nove entrevistas em vídeos separados estão no Canal Cultiva
Acesse aqui os slides (em .PDF)
Perdeu o Butecultiva? Assista aqui
Ainda não é inscrito no Canal Cultiva? Inscreva-se aqui
Jornalista com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Passou pela redação dos principais jornais mineiros cobrindo política e economia. Assessor de ONGs de trabalhadores aposentados e membro do Instituto Cultiva desde julho de 2023.