Durante palestra para cerca de 20 integrantes do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundeb em São Paulo, no último dia 28, o sociólogo Rudá Ricci, defendeu que o colegiado realize um grande debate nacional para a discussão de estratégias educacionais voltadas à sociedade e à cultura da brasileiras.
Conhecido por sua postura crítica em relação aos modelos de avaliação educacional padronizados, ele defendeu que a iniciativa reuna experiências que possam melhorar o aproveitamento das estruturas escolares, dos profissionais, alunos e suas comunidades para que haja a aplicação de uma lógica humanista na educação pública.
Rudá participou do encontro a convite do presidente do conselho, Emilio Celso de Oliveira onde falou sobre o “IDEB e as Consequências das Avaliações Classificatórias na Aprendizagem”, no qual aprofundou a discussão sobre os perigos de se utilizar índices como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) como ferramenta classificatória, especialmente quando aplicado de forma punitiva, como ocorreu recentemente em São Paulo, onde diretores de escolas públicas foram afastados com base nesses resultados, sendo posteriormente reintegrados pela Justiça.
Em sua fala, o sociólogo defendeu a avaliação formativa, que considera o percurso mental do aluno e variáveis contextuais, em contraste com a avaliação classificatória, que busca um padrão ideal e foca em condicionamento. Traçou um paralelo com o modelo taylorista na educação americana, que visava formar um “homem-boi” disciplinado e padronizado, além de criticar a influência dessa lógica em avaliações como o IDEB e o ENEM no Brasil. “Diane Ravitch, nos EUA, demonstrou como testes padronizados podem embotar a inteligência dos alunos e levar a modelos de ‘comando-e-controle’ falhos”, afirmou
O CACS-Fundeb é um órgão colegiado independente que atua no acompanhamento e controle social da distribuição e aplicação dos recursos do Fundo, tem um papel fundamental na promoção desse debate e na busca por soluções que realmente transformem a realidade educacional do país.
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