A informação de quem estudou mais perdeu até 16,7% nos rendimentos, segundo dados do IBGE foi um dos temas em destaque na live desta terça-feira (6/9) do canal do Instituto Cultiva. Para o psicanalista Luís Carlos Petry, é o fim de um projeto educativo que deveria estar em curso desde a Constituição de 1988: a determinação de que todos os professores de graduação em universidades, públicas ou particulares, tenham doutorado.
“Um país que não investe em educação não vai produzir nem ciência, nem tecnologia, nem cultura, nem atendimento à população”, lamentou Petry.
É a chamada ‘uberização’ do trabalho com engenheiros formados levados a dirigir carros de aplicativo na busca pela sobrevivência.
“Este país precisa de um projeto educativo, no qual se possa debater as coisas políticas na parada de ônibus“, resumiu o psicanalista.
Cerco aos golpistas
Outro ponto debatido foi em relação à 16ª fase da Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal. Nesta terça-feira foram cumpridos mais de 50 mandados de busca e apreensão em sete estados.
“Teve o toc, toc, toc da PF até na minha cidade, que é distante dos grandes centros“, ironizou o jornalista Daniel César, que mora em Pereira Barreto, a 635 km da capital paulista.
No entanto, Daniel demonstrou preocupação com a operação para que seja contínua e não apenas tenha cara de retaliação.
Prefeitos do interior articulados
Daniel César também revelou que o PL e o Republicanos começam a articular com os prefeitos do interior para minar alguns avanços do governo. “Eles vão alegar queda na arrecadação e começam a fazer cortes, culpando o governo federal pela queda no repasse de impostos“, adiantou. De acordo com o jornalista, é uma estratégia articulada e que distorce a realidade. “Quem fez cortes no repasse aos municípios foi o Tarcísio [governador de São Paulo]. O governo Lula tem aumentado os repasses”, acrescentou.
Baixe aqui o PowerPoint (em .PDF)
Assista à íntegra da live de terça-feira
Veja também no Instituto Cultiva
Jornalista com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Passou pela redação dos principais jornais mineiros cobrindo política e economia. Assessor de ONGs de trabalhadores aposentados e membro do Instituto Cultiva desde julho de 2023.