Pela primeira vez, secretarias da educação dos 9 estados do Nordeste se reúnem para apresentar seus melhores projetos de ensino durante seminário promovido pela Secretaria do RN
Sexto colocado entre os estados brasileiros que mais avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2020, o Maranhão justifica seus bons resultados no ensino público por programas como o Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, apresentado durante o Seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste”, realizado nos dias 9 e 10 de dezembro, em Natal (RN).
O projeto foi destacado como uma solução transformadora para reduzir desigualdades e garantir que os estudantes alcancem uma alfabetização plena e de qualidade. “Estamos transformando vidas ao levar educação de qualidade para quem mais precisa”, ressaltou a Secretária de Estado da Educação do Maranhão, Jandira Dias. “Reduzir desigualdades e garantir a alfabetização plena são prioridades que já mostram resultados concretos.
A iniciativa abrange desde a Educação Infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental, baseando-se em cinco eixos estruturantes: governança, capacitação docente, melhoria das práticas pedagógicas, infraestrutura e sistemas de avaliação. Além disso, incentiva boas práticas por meio do Prêmio Escola Digna, que reconhece instituições com desempenho de destaque e apoia aquelas em situação desafiadora.
Dos resultados alcançados pelo Maranhão, tem-se um aumento médio de 38% no Índice de Desenvolvimento Escolar do 5º ano (IDEF 5), entre 2019 e 2023, superando a meta estabelecida de 7%. Além disso, a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática cresceu 33%, um marco para o avanço da Educação Básica. Também foi mencionado o impacto da melhoria na infraestrutura, com escolas mais equipadas e a importância do envolvimento das comunidades escolares.
O Seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste” foi idealizado pelo governo do Rio Grande do Norte, no papel da presidência do Consórcio Nordeste neste ano, para ser um espaço de troca de práticas educacionais bem-sucedidas em cada um dos nove estados. Com o apoio do Instituto Cultiva, o evento deu a oportunidade de programas como o “Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem” ser apresentado a todos os demais gestores públicos da educação nessa região.
A Agência de Notícias Cultiva é o setor do Instituto Cultiva responsável pela produção, redação e publicação das reportagens. Sugestões de pauta, erros e críticas podem ser enviados pelo WhatsApp (31) 99577-6556.