Instituto Cultiva

SEMINÁRIO: Coordenador do IAT apresenta programa que transforma escolas em polos de comunicação comunitária

Pela primeira vez, secretarias da educação dos 9 estados do Nordeste se reúnem para apresentar seus melhores projetos de ensino durante seminário promovido pela Secretaria do RN

Gabriel Barreto conta detalhes de programa educacional da Bahia no seminário Desafios e Experiências da Educação no Nordeste. Fotos: Carol Navarro/Agência Cultiva.

Durante o Seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste”, realizado em Natal (RN), o Coordenador do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Gabriel Luhan Barreto dos Santos, destacou o impacto do programa Agência de Notícias na Escola, uma iniciativa inovadora que une produção jornalística e educação ativa para engajar estudantes e fortalecer vínculos com a comunidade escolar.

O programa, desenvolvido pelo IAT e pela Secretaria de Educação da Bahia, tem como objetivo combater o desinteresse e a evasão escolar ao transformar alunos em protagonistas da comunicação local. Segundo Barreto, os estudantes produzem conteúdos jornalísticos em diferentes formatos, como vídeos, podcasts e artigos, abordando temas ligados à escola e ao território em que vivem. “Essa experiência não apenas conecta os jovens ao currículo escolar, mas também os aproxima de suas realidades, promovendo autonomia, senso crítico e habilidades midiáticas fundamentais para a formação cidadã”, explicou o Coordenador.

Em 2024, a iniciativa alcançou 81 escolas em 74 municípios baianos, envolvendo 162 professores e 855 estudantes. As escolas participantes receberam recursos para adquirir equipamentos como câmeras, notebooks e microfones, além de formações presenciais e online para professores e alunos. “Estamos criando um ambiente de aprendizado colaborativo, em que os professores atuam como orientadores, e os estudantes, como agentes de transformação”, destacou Barreto.

Com planos ambiciosos de expansão, o programa pretende alcançar os 417 municípios da Bahia até 2025, especialmente nas escolas de tempo integral. A proposta inclui a curricularização da iniciativa por meio de uma eletiva chamada “Educação Digital e Midiática”, abrangendo competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e alinhadas à Política Nacional de Educação Digital.

Além de trabalhar competências curriculares, como leitura, argumentação e pesquisa, o programa também foca no combate à desinformação. “Ao aprenderem sobre produção de notícias e checagem de fatos, os estudantes desenvolvem uma postura crítica frente às fake news, essencial em tempos de desinformação em massa”, afirmou Barreto.

O Coordenador do IAT enfatizou ainda o impacto social do programa, que amplia o reconhecimento dos estudantes dentro e fora das escolas, cria vínculos com a comunidade e contribui para mudanças significativas na dinâmica escolar. “Estamos mostrando que a educação pode ser uma ferramenta de transformação, conectando os alunos ao mundo real e preparando-os para serem protagonistas de suas próprias histórias”, concluiu.

Realizado em 9 e 10 de dezembro, o Seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste” foi idealizado pelo governo do Rio Grande do Norte, no papel da presidência do Consórcio Nordeste neste ano, para ser um espaço de troca de práticas educacionais bem-sucedidas em cada um dos 9 estados. Com o apoio do Instituto Cultiva, o evento deu a oportunidade de programas como o “Agência de Notícias na Escola” ser apresentado a todos os demais gestores públicos da educação nessa região.

Autoridades da educação do Nordeste discutem projetos de educação na Região em evento realizado no Rio Grande do Norte. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil.

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