(31) 9 9577-6556

A construção de instrumentos pedagógicos é também um dos focos da consultoria do Instituto Cultiva durante a implantação do Projeto Prevenir a Violência Escolar em Suzano/SP. A proposta foi apresentada às equipes de Coordenação e Supervisores do Ensino Fundamental, da Educação Infantil, da Educação Especial e responsáveis pelo departamento de formação da Secretaria Municipal de Educação da cidade paulista.

Durante o encontro, ocorrido no dia 23 de junho, o presidente do Instituto Cultiva, Rudá Ricci, apresentou a Planilha de Acompanhamento Pedagógico, um documento com diretrizes para o processo educacional. Uma das sugestões é a avaliação e reorganização do Conselho de Classe e de acompanhamento do Coordenador Pedagógico, a partir da construção de indicadores para uma avaliação mais global da turma e da escola e não de forma individualizado.

Segundo Ricci, para essa construção é fundamental considerar e unir os conceitos que foram usados na construção do currículo municipal. Os indicadores apresentados pelo Cultiva estão divididos três áreas: Linguagem, Comunicação e Relação com os Saberes; Organização do Trabalho para a Construção da Autonomia; Interações /Comportamento. Todos podem ser aplicados na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Para exemplificar como foi o processo de reflexão e prática na construção desses instrumentos de indicadores pedagógicos, também foram apresentadas as planilhas elaboradas para Secretaria de Educação de Contagem/MG, onde o projeto Comunidades Educadoras foi implantado, entre 2016 e 2017, e ganhou o reconhecimento internacional da UNESCO como uma das 16 experiências mais exitosas no mundo no âmbito da educação pública.

Ao final do encontro virtual os supervisores apresentaram algumas observações e juntos aos consultores do Cultiva foram indicados os próximos encaminhamentos. O documento será readaptado para ser apresentado aos diretores, gestores, coordenadores pedagógicos e professores durante seminários internos em agosto.