Pela primeira vez, secretarias da educação dos 9 estados do Nordeste se reúnem para apresentar seus melhores projetos de ensino durante seminário promovido pela Secretaria do RN
Com o objetivo de aumentar a integração entre educação profissional e mercado de trabalho no estado da Paraíba, o Programa Primeira Chance foi o destaque apresentado pelo Secretário da Educação da Paraíba, Wilson Filho, como uma das mais exitosas experiências em ensino público, no Seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste”, que aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro em Natal (RN).
“Os jovens paraibanos têm talento e potencial, mas precisavam de oportunidades concretas para se conectarem ao mercado de trabalho”, ressaltou Wilson. Segundo ele, desde sua criação, o programa já ampliou significativamente suas metas. Em 2024, o número de estagiários cresceu para 4.340, representando 47,7% dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em estágio. A quantidade de concedentes de estágio passou de 40, em 2019, para 1.381 em 2024 – crescimento de 3.352%, abrangendo 86 dos 223 municípios da Paraíba.
Até dezembro de 2024, o Primeira Chance terá injetado R$ 13 milhões na economia do estado, por meio das bolsas concedidas aos estudantes. A mentoria quinzenal, componente-chave da metodologia, tem sido crucial para o desenvolvimento de competências dos jovens, preparando-os para desafios reais do mercado de trabalho.
O Seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste” foi idealizado pelo governo do Rio Grande do Norte, no papel da presidência do Consórcio Nordeste neste ano, para ser um espaço de troca de práticas educacionais bem-sucedidas em cada um dos 9 estados. Com o apoio do Instituto Cultiva, o evento deu a oportunidade de programas como o “Programa Primeira Chance” ser apresentado a todos os demais gestores públicos da educação nessa região.
A Agência de Notícias Cultiva é o setor do Instituto Cultiva responsável pela produção, redação e publicação das reportagens. Sugestões de pauta, erros e críticas podem ser enviados pelo WhatsApp (31) 99577-6556.