Instituto Cultiva

SEMINÁRIO: Programa que conecta escolas, famílias e comunidade revoluciona educação no RN e vira destaque em evento sobre educação no Nordeste

Pela primeira vez, secretarias da educação dos nove estados do Nordeste se reúnem em seminário promovido pela Secretaria do RN, com apoio do Consórcio Nordeste e Instituto Cultiva

Rudá Ricci (esq.) e Socorro Batista (dir.) discursam sobre projeto educacional potiguar em seminário no Nordeste. Fotos: Carol Navarro/ Agência Cultiva

O Rio Grande do Norte tem se destacado na educação pública brasileira com programas que unem inovação e inclusão para enfrentar desafios históricos, como o abandono escolar e a desigualdade educacional. Um exemplo é o Comunidades Educadoras, projeto pioneiro que conecta escolas, famílias e comunidades, buscando garantir que nenhum aluno fique para trás.

“O Comunidades Educadoras adota uma abordagem integral, com visitas domiciliares realizadas por articuladores comunitários para entender as condições de vida dos estudantes e identificar sinais de abandono, violência ou fome”, disse a secretária de Educação do Rio Grande do Norte, professora Socorro Batista, durante o Seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste”, realizado em Natal, nestas segunda e terça-feira (9 e 10).

Com base nas informações coletadas por profissionais conhecidos como Articuladoras Comunitárias, são criados planos de ação intersetoriais que envolvem escolas, unidades de saúde e assistência social para oferecer suporte às famílias. Além disso, o programa promove formações técnicas para professores e gestores, capacitando-os para atuar de forma sensível e eficaz diante das necessidades dos alunos.

Em 2024, além das 64 escolas alcançadas, o programa Comunidades Educadoras ampliou seu impacto ao integrar ações de monitoramento sistemático, que registraram uma melhoria significativa na frequência escolar e no envolvimento das famílias. No total, 549 ações foram realizadas diretamente com as famílias, promovendo rodas de conversa, palestras e oficinas que reforçaram o vínculo entre a comunidade escolar e os responsáveis pelos alunos. Esses encontros foram fundamentais para fomentar um ambiente de acolhimento e suporte mútuo.

Outro marco foi a formação continuada de 100% dos articuladores comunitários e gestores envolvidos, com foco em habilidades de escuta qualificada, identificação de riscos e planejamento de intervenções. Essa capacitação elevou o índice de resoluções bem-sucedidas dos casos encaminhados, consolidando o programa como uma referência em práticas intersetoriais de educação no Brasil.

Autoridades da educação do Nordeste discutem projetos de educação na Região em evento realizado no Rio Grande do Norte. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil.

“Ao visitar as famílias e entender sua realidade, criamos um vínculo que vai além da sala de aula”, acrescenta Rudá Ricci, presidente do Instituto Cultiva, que idealizou e implementou o programa Comunidades Educadoras no Rio Grande do Norte, após os bons resultados verificados em outros estados. “Suas ações têm nos mostrado que o envolvimento comunitário é a chave para combater a evasão e construir uma educação inclusiva e transformadora”.

Além do Comunidades Educadoras, outro projeto de educação potiguar de destaque foi o Avexadas para Aprender, que visa mitigar a cultura do fracasso escolar enfrentando a distorção idade-série. Neste ano, o programa expandiu seu alcance para 21 municípios, abrangendo 81 escolas e beneficiando 3.641 estudantes. Através de formações direcionadas e planos de ação estratégicos, o projeto tem como base a reestruturação curricular e a sensibilização das comunidades escolares. Essa abordagem integral promove o engajamento dos estudantes e melhora significativamente a gestão da aprendizagem.

O Seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste” foi idealizado pelo governo do Rio Grande do Norte, no papel da presidência do Consórcio Nordeste neste ano, para ser um espaço de troca de práticas educacionais bem-sucedidas em cada um dos 9 estados. Com o apoio do Instituto Cultiva, o evento deu a oportunidade de programas educacionais serem apresentados a todos os demais gestores públicos da educação nessa região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *