Instituto Cultiva

SEMINÁRIO: Sergipe compartilha experiência de programa de saúde mental para alunos em seminário sobre melhores práticas de educação do Nordeste

Pela primeira vez, secretarias da educação dos 9 estados do Nordeste se reúnem em seminário promovido pela Secretaria do RN, com apoio do Consórcio Nordeste e Instituto Cultiva

Maria Gilvânia Guimarães conta detalhes de programa educacional de Sergipe em seminário no Nordeste. Fotos: Carol Navarro/ Agência Cultiva.

Sergipe tem dado passos significativos para transformar o ambiente escolar em um espaço de acolhimento, saúde e desenvolvimento integral. Pelo menos, foi o que Maria Gilvânia Guimarães, Diretora Regional de Educação de Aracaju (DEA), ao apresentar o Programa Acolher, como forma inovadora os desafios psicossociais que afetam o cotidiano das escolas públicas. “O cuidado com a saúde mental e emocional dos nossos estudantes é a base para uma educação transformadora”, afirmou Guimarães, durante o Seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste”, realizado em Natal (RN), realizado nos dias 9 e 10 deste mês.

Em 2024, o Programa Acolher impactou diretamente 45.920 estudantes em 328 unidades escolares, promovendo ações de prevenção, cuidado e acompanhamento psicossocial. Foram realizados mais de 3.065 atendimentos a partir de demandas geradas pelo sistema de Registro de Ocorrência Escolar (ROE), que agiliza o encaminhamento às equipes regionais. Além disso, 549 ações envolveram diretamente as famílias, fortalecendo a relação entre escola e comunidade. Um total de 95 profissionais passou por formações continuadas, garantindo atendimento qualificado e alinhado às necessidades das escolas.

Vale destacar que o programa também promoveu iniciativas de conscientização e formação dentro das comunidades escolares, alcançando mais de 1.200 professores e gestores com oficinas e palestras focadas em inteligência emocional, práticas restaurativas e resolução de conflitos. Essas ações reduziram em 18% os registros de conflitos em sala de aula em 2024, comparado ao ano anterior. Além disso, as oficinas incentivaram os educadores a adotarem abordagens mais inclusivas, especialmente no acolhimento de alunos em situações de vulnerabilidade social.

O Seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste” foi idealizado pelo governo do Rio Grande do Norte, no papel da presidência do Consórcio Nordeste neste ano, para ser um espaço de troca de práticas educacionais bem-sucedidas em cada um dos 9 estados. Com o apoio do Instituto Cultiva, o evento deu a oportunidade de programas como o “Programa Acolher” ser apresentado a todos os demais gestores públicos da educação nessa região.Parte inferior do formulário.

Autoridades da educação do Nordeste discutem projetos de educação na Região em evento realizado no Rio Grande do Norte. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *