Instituto Cultiva

Sinesp e Cultiva oferecem curso EAD sobre Clima Escolar e Gestão Pedagógica

O Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (SINESP)  e o Instituto Cultiva, anunciam o lançamento do curso semipresencial. “O clima escolar e a gestão pedagógica: do diagnóstico ao plano de convivência”, voltado aos profissionais interessados no aprimoramento das práticas educacionais e o fortalecimento do ambiente nas escolas públicas da cidade.

Com uma carga horária de 20 horas, o curso será realizado no período de 3 a 29 de novembro de 2025, na modalidade assíncrona para flexibilidade dos participantes. No dia  8, haverá um encontro presencial, das 9h às 13h, no Centro de Formação e Capacitação de Lideranças (CFCL) Benê do Sinesp, para a troca de experiências e aprofundamento sobre os temas abordados.

O público-alvo inclui Assistentes de Diretor de Escola, Assistentes Técnicos de Educação I, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Supervisores Escolares e demais profissionais de Serviços Técnicos Educacionais. As aulas serão ministradas pela  subcoordenadora da área educacional do Cultiva, Carol Santos, em conjunto com a pesquisadora e consultora do instituto, Mariana Martins.

 “O objetivo é capacitá-los sobre os conceitos de Clima Escolar e Clima Organizacional para que desenvolvam estratégias pedagógicas para buscar o aprimoramento da convivência nas unidades escolares”, explica Mariana.

Prevenção – A proposta pedagógica do curso é focada em fortalecer práticas voltadas à prevenção, mediação e promoção de uma convivência ética e democrática, alinhando-se aos princípios do Currículo da Cidade de São Paulo e ao material “Conhecer para proteger: enfrentando a violência contra bebês, crianças e adolescentes”. Trata-se de uma iniciativa orientada pela centralidade do estudante, a defesa da dignidade no espaço escolar para uma educação solidária, justa, inclusiva e com equidade.

As inscrições para o curso estarão abertas das 10h de 20 de outubro às 16h de 30 de outubro de 2025, ou enquanto houver vagas. Serão disponibilizadas 150 vagas para os interessados. O conteúdo programático detalha tópicos como a diferença entre Clima Escolar e Cultura Organizacional, métodos para diagnosticar o Clima Escolar, estratégias para sua melhoria e a elaboração de um Plano de Ação.