(31) 9 9577-6556

No dia 11 de agosto de 2020, foi realizado um seminário de formação interna para a equipe de Coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SME) sobre o tema Diálogos sobre a segurança social de convívio do SUAS – possíveis encontros com a educação.
No dia 12 de agosto, realizou-se uma reunião com a Equipe de Coordenação SME, a consultoria do Instituto Cultiva e os Coordenadores do CRAS para refletir sobre as situações das famílias visitadas pelos articuladores comunitários e pensar em encaminhamentos, prazos e retorno aos casos relacionados a estas famílias.
No curso de Mediação de Conflitos foram realizadas: a segunda videoconferência com o tema “Histórico da Mediação de Conflitos e os Marcos Legais”; a terceira roda de conversa com Docentes da rede municipal que partilharam suas vivências em situações de conflitos no ambiente escolar e dialogaram sobre as possibilidades de estratégias; e o encerramento do curso se deu com a terceira videoconferência sobre o tema “As Estratégias para a Construção de uma Cultura de Paz nas Escolas”.
O curso propiciou a construção de um banco de dados a partir dos relatos e classificação dos docentes sobre casos de incivilidade, violência e agressão, totalizando 489 registros, destes, dois deles foram escolhidos por cada escola como prioritários para criação coletiva de um protocolo sobre mediação de conflitos; ao todo foram elaborados 66 protocolos pelas escolas.
No final do mês, iniciaram-se as atividades de articulação da terceira rede de proteção das comunidades educadoras com o curso de formação para Conselheiros de Direitos, participaram representantes dos conselhos da Assistência Social, Saúde, Educação e dos Direitos da Criança e Adolescentes.
Este curso faz parte da terceira fase de implantação do Programa, que tem como foco a descentralização das atividades para os territórios.