Gaúcha, nascida em Porto Alegre, professora universitária, terapeuta ocupacional, mestre em educação popular e movimentos sociais, doutora em Geografia e uma carreira recheada de experiências. Esse é resumo da trajetória construída por Patrícia Dorneles, nova integrante da grade de lives da Cultiva.
Há 30 anos trabalhando com políticas públicas para a área cultural, Patrícia já participou e foi responsável por projetos diversos vinculados à acessibilidade, diversidade e cultura no Brasil.
“Trabalhei no Ministério da Cultura por cinco anos. Nos primeiros anos com o programa nacional Cultura Viva. Morei em Brasília em 2009, trabalhei coordenando as ações de cultura, saúde e diversidade da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural”, enumera a estudiosa.
“Criei o projeto Loucos pela Diversidade, que atuava na perspectiva da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial”, complementa.
E tem mais!
“Fui coordenadora-executiva dos projetos para pessoas com deficiência, superintendente em difusão cultural da UFRJ, trabalhei com movimento de periferia da área do hip hop no Sul, murais coletivos, grafite…”, diz a integrante do buteCultiva.
“Minha trajetória é grande, já fiz muita coisa”, resume.
Faceta desconhecida
Com uma formação especializada em cultura, arte e política, a terapeuta revela uma característica pouquíssima conhecida na formação.
“Embora ninguém saiba, a terapia ocupacional trabalha com cultura e arte. As pessoas sempre pensam nessa pegada da saúde, mas a terapia tem uma preocupação grande com os direitos humanos”, conta.
Educação
Militante na luta antimanicomial, Patrícia está há 10 anos na Universidade Federal do Rio de Janeiro, dos quais o último deles na coordenação do Departamento de Terapia Ocupacional.
Com esse currículo e essa trajetória riquíssima, Patrícia Dorneles é mais uma integrante da nova programação de lives Cultiva.
Ela faz parte do elenco do buteCultiva, que entra ao ar toda segunda e sexta, às 20h, no canal da Cultiva no YouTube!
Aguardamos sua presença!
“