Instituto Cultiva

Mestre em futebol, Ademir Castellari comanda novo programa Cultiva

“O futebol sempre foi construído pelos trabalhadores, apesar de ter chegado no Brasil por meio da elite. O futebol é do povo, sempre foi”. Com essa linha, o sociólogo, mestre em futebol e diretor da Cultiva, Ademir Castellari, passa a comandar mais uma novidade na programação Cultiva a partir desta quinta-feira (6).

‘Camisa 11 – Sempre à esquerda’ é o novo programa da Cultiva, o primeiro com temática esportiva, mais precisamente do futebol. Toda quinta-feira, das 20h às 21h30, você tem encontro marcado com Ademir em uma live que você nunca viu!

“A live não vai ser só sobre futebol. Vou tratar de assuntos da sociedade, mas sempre tendo como norte esse esporte. Exemplo: política x futebol, economia x futebol, sociedade etc. Todos vão ser temas da live”, explica o diretor.

O Brasil ainda é o país do futebol? Como equiparar os futebol feminino ao masculino? Há esperança para reverter esse processo de elitização do futebol, iniciado pelas novas arenas?

Serão abordados temas como esses, que fazem parte do dia a dia do seu esporte preferido, mas é ignorado nos debates corriqueiros sobre futebol.


“Antigamente, era um esporte completamente elitizado. Colocavam o futebol como algo amador para que os trabalhadores não pudessem praticar, pois tinham que trabalhar. Meu amor pelo futebol e, inclusive, o motivo por ter feito mestrado na área, é pela história do futebol”,

afirma o nosso camisa 11.


Aliás, por que Camisa 11?

“Antes, o jogador que usava a camisa 11 era o ponta-esquerda. Como a Cultiva é um instituto de esquerda, faz todo sentido esse nome”,

diz Ademir, nome de lenda palmeirense, time que ocupa seu coração.

O que esperar do Camisa 11?

“Teremos convidados e vamos fazer análises principalmente sobre a volta dessa elitização. Por exemplo, uma família de três pessoas – mãe, pai e filho – não consegue ir hoje a um jogo no estádio e gastar menos que meio salário mínimo. Isso é meio que impossível para um trabalhador”, afirma.

“Vamos analisar tudo isso: vários aspectos do futebol na sociedade”, resume.

Então tá marcado! Toda quinta-feira, às 20h, você vai participar de uma live inédita sobre futebol.

Não se esqueça da Revista!

E você já sabe! Além do Camisa 11, você encontra o Ademir no Revista Cultiva, programa exibido todo domingo, a partir das 10h, ao lado de Rudá Ricci e sempre com a apresentação de Cássio Semká Oliveira.

Mais sobre o Ademir

Além de mestre em futebol, Ademir é sociólogo formado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). “Nasci em Barra Bonita, no interior de São Paulo. Mudei para a capital onde me formei em sociologia pela Universidade Federal de São Paulo e, hoje, moro novamente em Barra Bonita, com minha família, onde nasci”, afirma o estudioso de 57 anos.

O especialista teve parte da formação realizada internacionalmente, em Cuba, em uma das escolas do Partido Comunista. Participou ativamente da implementação do orçamento participativo em São Paulo, onde conheceu o colega de direção, Rudá Ricci.

“Eu conheci a Cultiva através do Rudá. Na época do orçamento participativo, o Rudá tinha uma outra empresa: ele e sua equipe deram algumas consultorias para a prefeitura na época. Eu entrei na Cultiva pouco antes da pandemia como consultor e depois fui convidado pelo Rudá para me juntar a direção, onde estou até hoje”,

conta o diretor, palmeirense de carteirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *