O ex-deputado José Genoíno entra para o canal do Instituto Cultiva. A partir da próxima quinta-feira (10) ele estará no Ponto de Encontro, live semanal que reúne os participantes do canal como participantes.
Genoíno estará todas as quintas-feiras como suas análises sob atual conjuntura política brasileira e mundial.
O presidente do Instituto Cultiva Rudá Ricci, avaliou: “Genoino é um dos políticos mais comprometidos e éticos de toda esquerda brasileira. Fica até difícil não fazer um trocadilho com seu nome. As lives da Cultiva ganham um baita presente.“
“Genoino sempre foi um dos mais argutos analistas da esquerda brasileira. O Canal Cultiva ganha um novo olhar, mais um, à esquerda. Seja bem vindo, Genoino“, celebrou o vice-presidente Ademir Castellari.
Quem é José Genoino
Nascido no Ceará, Genoino estudou filosofia e direito, mas não chegou a se formar. A luta política o arrebatou, ainda na década de 60. Foi um dos presos no célebre congresso do sítio em Ibiúna (SP). Depois viveu na clandestinidade, com o codinome Geraldo.
Pelo PT, foi eleito deputado federal por São Paulo em 1982, sendo reeleito sucessivamente em 1986, 1990, 1994 e 1998. Na eleição de 1998 foi o candidato a deputado federal mais votado do Brasil, com 307 mil votos.
Em 2002, candidatou-se ao governo de São Paulo, mas foi derrotado no segundo turno por Geraldo Alckmin. No mesmo ano, foi eleito presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, substituindo José Dirceu e assumido o cargo de 2003 a 2005.
Atualmente dedica-se aos estudos e a escrever artigos para publicações especializadas. E, a partir de agora, membro do Canal Cultiva.
Assista à live que contou com Genoino, em junho
Jornalista com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Passou pela redação dos principais jornais mineiros cobrindo política e economia. Assessor de ONGs de trabalhadores aposentados e membro do Instituto Cultiva desde julho de 2023.